A quadrilha junina Fogueirinha, do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, ficou com o título de campeã do 12º Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, com 843,7 pontos. O resultado do concurso foi divulgado nesta segunda-feira (21), na Praça Dom Adauto, Centro da Capital, após as apresentações dos grupos.
Em segundo lugar ficou a Lageiro Seco (João Pessoa), com 476,5 pontos, seguida da Fazenda Nordestina, da cidade de Guarabira, com 467,2. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Liga das Quadrilhas, dentro da programação do São João em João Pessoa O Melhor da Gente.
O coordenador da quadrilha Fogueirinha, Zezinho, falou da emoção de ser campeão pela primeira vez. Primeira vez que participamos do Festival. São 20 anos de estrada lutando, batalhando e sofrendo. A gente não esperava que a quadrilha fosse ter esse crescimento tão grande. Esse título é de todos, disse.
A quadrilha campeã agora vai participar do Festival Regional da Rede Globo Nordeste, em Recife. A Lageiro Seco e a Fazenda Nordestina vão disputar, juntamente com outras quadrilhas, o Concurso Regional das Entidades da Liga das Quadrilhas na cidade de Santa Rita, cuja vencedora vai para a cidade de Fortaleza, Ceará.
O presidente da Liga das Quadrilhas, Edson Pessoa, ressaltou o apoio da PMJP ao evento. Parabenizo a todos que fazem a Prefeitura de João Pessoa e da Funjope. Eles não criaram nenhuma dificuldade. A cidade ganhou muito com isso.
Temas – A quadrilha Foguerinha se apresentou com uma roupa toda artesanal. A inspiração para o tema, Do Litoral ao Sertão, uma Paraíba feita a mão, surgiu após o grupo ter visto o trabalho de um artesão tentando vender seus produtos nas praias da Capital. Pela primeira vez no Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, e terceira colocada no Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, o grupo também retratou as bonecas de pano da cidade de Esperança.
A Lageiro Seco, segunda colocada no Festival Estadual e segunda colocada no Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, vieram com a representação do autêntico forró pé-de-serra, com o tema A festa do São João na roça. A Lageiro Seco é a quadrilha mais antiga do Festival, com 58 anos de fundação.
Para obter o terceiro lugar, a Fazenda Nordestina, da cidade de Guarabira, abordou o tema Resgate dos bonecos tradicionais do Nordeste. Na apresentação, os casais mostraram muita alegria e colorido.