Adriana Crisanto
Dois novos filmes serão exibidos neste final de semana nas mostras de cinema do projeto Estacine. Trata-se de A Lenda (Mostra Tô de Férias) e Sorrisos de uma noite de amor (Mostra Ingrid Bergman). As exibições irão acontecer no mesmo local, miniauditório III da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com entrada gratuita, no horário das 16h, no sábado e domingo.
No dia 23 de julho (sábado), será exibido o filme A Lenda (1985), em que conta a história de Jack (Tom Cruise), um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili (Mia Sara) para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas (Tim Curry), um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial.
Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os goblins, à seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fada e dois anões, irá para tentar salvar sua amada. A classificação é livre.
No domingo (24), dentro da Mostra Ingmar Bergman, será exibido o filme Sorrisos de uma noite de amor (1955). O filme se passa no final do século XIX, em que uma atriz é a anfitriã na casa de campo de sua mãe quando um grupo de pessoas a visita. Entre eles está um advogado que já foi seu amante e ela pensa em reconquistar, mas ele está acompanhado de sua mulher. Seu atual amante também está com sua mulher, mas todos acabam envolvidos em situações amorosas, inclusive a empregada. Sorrisos de uma Noite de Amor foi o primeiro sucesso internacional da carreira de Ingmar Bergman. A classificação indicativa é de 14 anos.
Neste mês de julho duas novas mostras de cinema foram planejadas pela equipe de eventos da casa: “Mostra Tô de Férias e Mostra Ingmar Bergman”. Na primeira serão exibidos filmes com indicação livre para aqueles que estão de férias, com filmes de ação e aventura. A segunda uma mostra para adultos e que faz uma homenagem ao dramaturgo sueco Ingmar Bergman, um diretor de cinema produtor de filmes aclamados pela crítica cinematográfica, a exemplo Persona, O Sétimo Selo, Cenas de um Casamento e outros.
Sobre Bergman – Considerado por alguns críticos como o maior cineasta da história, Ernst Ingmar Bergman exorcizou sua infância traumática por meio de obras-primas do cinema que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida. Era sueco, faleceu em julho de 2007. Diretor de alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos (Persona, O Sétimo Selo, Viskningar och rop, Fanny och Alexander e Cenas de um Casamento).
Estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro e, mais tarde, por cinema. Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral “Morte de Kasper”. Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme Hets. Realizou o primeiro filme em 1945, Kris. Bergman morreu na segunda-feira, aos 89 anos de idade.
Filmes como “Morangos Silvestres”, “Cenas de um Casamento” e seu grande clássico “Fanny e Alexandre” o elevaram à condição de um dos maiores mestres do cinema, mas conferiram à Suécia, seu país, a fama de melancólica.
Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.
No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 500 filmes.
SERVIÇO:
Projeto Estacine
Mostra Tô de Férias
Filme: A Lenda
Sábado (23)
Horário: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Domingo (24)
Mostra Ingmar Bergman
Filme: Sorrisos de uma noite de amor
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Horário: 16h
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita
ANIVERSÁRIO DA ESTAÇÃO CABO BRANCO
Programação
Período: 3 a 31 de Julho
Programação sujeita a modificações no decorrer do período
3ª SEMANA TEMÁTICA (Cinema e Música)
Dia 23 de julho (sábado)
Projeto Estação Pôr do Sol
Atração: Gustavo Queiroga
Local: Anfiteatro
Hora: 17h
Projeto Estacine
Hora: 16h
Local: Miniauditório 3 da Estação das Artes
Dia 24 de julho (domingo)
Projeto Estação Pôr do Sol
Atração: Banda Gunners Disciples (especial do Guns and Roses)
Local: Anfiteatro
Hora: 17h
Projeto Estacine
Hora: 16h
Local: Miniauditório 3 da Estação das Artes
4ª SEMANA TEMÁTICA (Música, Dança, teatro e cultura popular)
Dia 26 de julho (terça-feira)
Concerto Didático
Atração: Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB)
Hora: 15h
Local: Auditório
Dia 27 de julho (quarta-feira)
Workshop Dança do Ventre
Professora: Séfora Santos
Hora: 15h
Local: Auditório
Dia 28 de julho (quinta-feira)
Espetáculo Caça ao Mosquito
Atores: Zé Carlos e Wellandro Duarte
Hora: 15h
Local: Auditório
Dia 29 de julho (sexta-feira)
Grupo de Xaxado do PSF Colibris
Hora: 15h
Local: Auditório
Dia 30 de julho (sábado)
Banda Open Doors (The Doors Cover)
Hora: 17h
Local: Anfiteatro
Projeto Estacine
Hora: 16h
Local: Miniauditório 3 da Estação das Artes
Dia 31 de julho (domingo)
Jampa Food
Horário: 14h às 21h
Local: Estacionamento das Artes
EXPOSIÇÕES:
Torre Mirante
Áfricas
Mulheres que realizam demais
Transmutação, Solidariarte, Economia Solidária valorizando o artesanato pessoense.
Estação das Artes
Trajetável, Homem Objeto
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.
MAIS INFORMAÇÕES: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita