[1]Os alunos da equipe Robô Apolo, da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro Cruz das Armas, foram campeões da Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”. A competição ocorreu entre os dias 16 a 20 de outubro na cidade de Fortaleza (CE), com a participação de 12 Estados.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), forneceu transporte, alimentação, hospedagem e todo o material tecnológico para a competição. “Esse prêmio demonstra a força que tem o ensino nas escolas da rede municipal. Basta darmos condições materiais para os alunos, e estamos dando, que o resto eles sabem fazer muito bem. Temos professores bem preparados para isso,” ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.
A Escola Apolônio Sales participou da apresentação “Dançando com o Robô”. Foram dois minutos de demonstração onde os alunos apresentaram a temática “Meio Ambiente”, alertando as pessoas sobre a importância da água e os problemas causados pela poluição. “Esse é um trabalho em conjunto. Nossos alunos são mais do que vitoriosos porque foi uma conquista muito grande. Estão todos de parabéns”, disse orgulhosa a diretora da escola, Maria Elizabeth.
Equipe – A equipe ‘Robô Apolo’ é formada pelos alunos Paulo Thiago da Silva, Kaio Victor da Silva Cunha, Emmily Kethyllen Barbosa dos Santos e Rubens Varela da Soledade. “Treinamos todos os dias, nos três horários. E quando anunciaram a nossa escola como campeã vibramos muito. Nós sempre trabalhamos em grupo e sabíamos que se não fosse assim não chegaríamos a lugar nenhum”, vibrou o estudante Kaio Victor.
Momento de comemoração também para o monitor de informática Thalles Albuquerque de Araújo, que treinou a equipe. “Eu não tenho nem palavras para expressar. Chegamos pela primeira vez na competição e ganhamos. Tem Estado que já está há cinco anos participando. Esses alunos são o presente do nosso país e devemos acreditar em cada um deles”, disse ele.
A partir de agora, essa equipe campeã vai treinar para participar da Copa do Mundo de Robótica, que será realizada pela primeira vez no Brasil. “Eu acompanhei de perto o esforço de cada aluno, a dedicação. Eles mereceram muito este prêmio”, afirmou a coordenadora da Robótica da Sedec, Sineide dos Santos Andrade.