Crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro Livre Meninada I, localizado no bairro de Jaguaribe, apresentam nesta quinta-feira (22), às 14h, dentro do Festival de Artes do Teatro Lima Penante, a peça Trama da Cor.
A coordenadora do núcleo, Catarina Arruda, explica que a peça é baseada na lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino, e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que se refere ao direito a igualdade.
Buscamos despertar nas crianças e nos adolescentes a consciência histórica da diversidade humana, o fortalecimento de identidade e seus direitos, o combate ao racismo e a discriminação, mostrando o quanto é belo e importante a junção de diferentes povos e culturas na formação do nosso povo. Tudo isso formando uma grande nação, a Trama da Vida, a mãe natureza que cuida de todos e que precisa ser cuidada, nossos povos indígenas, de onde herdamos tanta cultura, somada com a dos negros trazidos para o Brasil e de outros povos que aqui estiveram, explicou.
Segundo Catarina, a ideia do título surgiu através da frase: o que acontecer a terra acontecerá também aos seus filhos, a vida é uma trama e você é um dos fios. Há três anos trabalhando com a temática ambiental com as crianças e adolescentes, entendi a trama como a ligação de todos os seres vivos, em sua total diversidade, apresentei a ideia do tema e cada um formulou o seu conceito. Foi muito interessante. Montamos a peça de forma coletiva, ressaltou.
Fazem parte da equipe de educadoras do Centro Livre Meninada I e direção da peça: Malú Farias, Mariana Lígia, Clareane Cendy, Ana Flávia, Sandra Xavier, Rosângela Lacerda.