[1]Um concerto emocionante para os músicos, para os maestros e para o público. Assim foi a apresentação dos 42 alunos do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa nesta sexta-feira (13) no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe. As crianças e adolescentes se apresentaram em São Paulo no domingo (8) no Theatro Municipal de São Paulo a convite do maestro João Carlos Martins.
Com o auditório lotado, incluindo a presença de secretários municipais e vereadores, a orquestra executou músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e da TV e pérolas do repertório armorial. Regida pelo maestro Hector Rossi, da unidade do Alto do Mateus, os alunos tocaram músicas como “Avengers”, de Alan Silvestri,
[2]seguida de “Games of Thrones”, de Ramin Djawadi, e ainda “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em seguida, já sob a regência do maestro Samuel Espinoza, da unidade de Mangabeira, “No Reino da Pedra Verde”, Clóvis Pereira, e “Toada e Desafio”, de Capiba.
Emoção e resultados – O maestro Samuel Espinoza, da unidade do Alto do Mateus, destacou a emoção de tocar para os familiares dos alunos. “O concerto de hoje foi uma réplica da apresentação que fizemos em São Paulo, com uma diferença bastante significativa, a carga emocional de hoje foi enorme, porque tocar para os pais, tocar para nossos diretores, para as autoridades que nos apoiam diariamente é uma emoção indescritível”, ressaltou.
[3]Os alunos e parentes também se emocionaram com a apresentação. “Esse concerto foi emocionante para gente porque tocamos o mesmo programa de São Paulo, uma apresentação foi muito gratificante para todos nós do projeto”, disse Ismael Lourenço, aluno da unidade de Mangabeira.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, afirmou que “essa apresentação é o coroamento do trabalho que vem sendo realizado no projeto Ação Social pela Música. As crianças e os maestros estão de parabéns, assim como todos os funcionários da Funjope que tanto tem feito para que o projeto dê certo, não só em João Pessoa, mas também o concerto no Theatro Municipal de São Paulo”.
[4]O maestro Hector Rossi, da unidade do Alto do Mateus, também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo projeto Ação Social pela Música. “O concerto de hoje foi maravilhoso. É o resultado de quatro anos de estudo desses meninos, mostrando a João Pessoa o que eles apresentaram lá no Theatro Municipal de São Paulo”.
Sucesso em São Paulo – O Theatro Municipal de São Paulo ficou lotado no último domingo (8) para o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, e as crianças do projeto Ação Social pela Música foram bastante aplaudidas ao final de cada peça executada e ao fim da apresentação.
Os alunos se apresentaram em São Paulo a convite do próprio maestro João Carlos Martins, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018. Na ocasião, ele
[5]visitou as unidades do projeto em Mangabeira e no Alto do Mateus e, regendo as orquestras, ficou encantado com o trabalho desenvolvido nas unidades que conheceu.
Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de seis a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.
O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).
Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira), os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).