[1]Em ritmo de São João foi aberta a programação do mês de junho no AnimaCentro deste domingo (2), com dezenas de pessoas se divertindo com palhaços, espetáculos de teatro, dança, caminhadas e muito forró em quatro pontos da Capital: Praça da Independência, Parque da Lagoa, Vila Sanhauá e Casa da Pólvora. Todas as atividades e espetáculos são gratuitos, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).
Quem foi à Praça da Independência conferiu a animação dos palhaços Tel Pastel e Lelé, que realizaram uma apresentação especial com brincadeiras juninas e muita alegria. A assistente social Auricélia Lopes sempre que pode traz os filhos para conferir a programação e desta vez trouxe, além dos filhos, os sobrinhos e parte da família. “Gosto muito da Praça da Independência e da Lagoa, são espaços bem familiares e esse projeto enriquece demais o passeio da gente. As crianças gostam bastante e a gente que é adulto também aproveita”, afirmou.
No Parque da Lagoa, o palhaço Espoleta foi a atração principal com o espetáculo ‘Circo do Cara de Clown’ e divertiu a todos com malabarismo, balões e participação da plateia, incluindo a aposentada Rita Maria, moradora do Jardim Veneza, que aos 75 anos ria a cada brincadeira que era feita pelo artista. “Tô adorando. É muito bom assistir um palhaço fazendo brincadeira. É a primeira vez que venho na Lagoa depois da reforma e estou gostando de tudo”, ressaltou.
[2]
A moradora de Cruz das Armas, Nilza Valério, é frequentadora assídua do Parque e sempre traz a filha para aproveitar a programação gratuita. “Agora a gente tem um lugar pra trazer os filhos pra se divertirem. A gente vê em outras cidades o quanto os parques são bonitos e aqui a gente também tem a chance de aproveitar um lugar bonito e que dá pra assistir um espetáculo divertido e de graça”, completou.
O AnimaCentro também foi palco de atividades físicas com I Caminhada Inter Residencial – Novo Lar Vida Saudável, realizada pela Secretaria de Municipal de Habitação (Semhab) para incentivar os moradores dos conjuntos residenciais entregues pela PMJP a realizarem atividades físicas e hábitos saudáveis. Os participantes seguiram do Parque da Lagoa até a Villa Sanhauá.
[3]A secretária Socorro Gadelha destacou a participação dos diversos bairros e união das secretarias municipais no evento. “Começamos nossa caminhada na Lagoa com uma série de danças para esquentar e viemos aqui pra Villa Sanhauá fechando esta festa para animar o Centro. Tivemos uma ótima participação dos moradores dos condomínios Vista Alegre, Colinas de Gramame, Nilze Oliveira, entre outros, além do apoio da Secretaria de Saúde com serviço de fisioterapia e massagem para quem participou”, arrematou.
O tour cultural do AnimaCentro também incluiu o Centro Cultural Casa da Pólvora, que reabriu seu anfiteatro com o espetáculo de dança “Gipsy Fire” apresentando coreografias baseadas na dança flamenca, típica da Espanha, e com a peça “A Peleja do Fute”, apresentada pelo Grupo Bigorna de Teatro, uma adaptação do conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, com direção de Fernando Teixeira.
[4]
Morando em João Pessoa há quatro anos, Claúdia Cunha elogiou bastante os espetáculos e a inclusão do Centro da cidade como expoente cultural. “Qualquer iniciativa que aproxime a arte da população sem barreiras é louvável e espero que continue assim”, ressaltou.
[5]Durante o mês de junho, o Pólvora Cultural será especialmente dedicado ao forró e a abertura foi com o cantor Geovane Jr, que fez todo mundo dançar ao som de um repertório recheado de músicas conhecidas do público, de sua carreira e também do seu mais novo disco, com autêntico forró pé de serra e esquentando os motores para as festas juninas.