Na noite desta sexta-feira (2), a antiga estação terminal de bondinhos da década de 50, hoje um espaço revitalizado, vai ser embalada ao som de chorinho, bossa, gafieira e balada. Azeitona do Trombone, membro do premiado Quarteto de Trombones da Paraíba, será a atração do Ponto de Cem Réis, acompanhado por músicos convidados. Este será o primeiro show do Projeto Circuito das Praças de outubro, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Haverá ainda mais música no Largo de São Pedro, com a Banda Emboscada, e na Feirinha de Tambaú, com o grupo de percussão Baticumlata. A programação inclui também apresentações no sábado e domingo.
Gilvando Pereira da Silva (Azeitona) promete apresentar ao público algumas composições do CD solo independente lançado em 19 de outubro, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes. O trabalho tem como título o próprio nome do músico. Quem for ao Ponto de Cem Réis vai ouvir, por exemplo, a bossa Raquel, feita pelo instrumentista em parceria com Beto Piller; o chorinho Azeitonizando, de Klênio Barros e Márcio Mizael; o chorinho Na Glória, de Raul de Barro, que também está no repertório do Quarteto de Trombones; Paraquedista, de José Leocádio, que é uma espécie de chorinho gafieira; entre outras obras instrumentais de artistas locais.
Para Azeitona, tocar no Ponto de Cem Réis é fazer uma viagem na história, rumo ao coração da cidade. É uma forma de relembrar os velhos tempos da música nos coretos, das bandas da prefeitura tocando nos finais de tarde, lembrou. Agora, com a restauração do Hotel Parayba Palace e do largo, estamos revivendo boas épocas. Além disso, é um espaço para podermos mostrar uma música de qualidade para aqueles que não tinham acesso a um bom trabalho, observou.
Dentro desse clima de resgate e saudosismo, o trombonista ainda vai tocar músicas que parecem ter muito a ver com o momento, mesmo não sendo paraibanas. Entre elas, está De volta pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel), Chega de Saudade (Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim) e Maracangaia (Dorival Caymmi). Acompanham Azeitona no Ponto de Cem Réis, os músicos Sérgio Gallo (baixo), Igor Wendel (teclado), Marcelo Faró (violão), Riquinho (pandeiro) e Glauco Andreza (bateria). Antes de Azeitona subir ao palco, haverá apresentação de banda marcial da rede municipal de ensino.
O músico Azeitona do Trombone já exerceu a função de trombonista titular na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, de 1989 a 1994, e na Sinfônica da Paraíba, de 1994 a 1998. Há dez anos integra o Quarteto de Trombones da Paraíba, tendo participado de diversos eventos no Brasil e no exterior com o grupo e trabalhado na gravação de três CDs.
Atualmente, Azeitona é professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também integra mais três formações Brazilian Trombone, Quarteto Potibones, e Sexteto Potiguar.
Banda Emboscada e Baticumlata O novo reggae com batida diferenciada, misturando vertentes do roots, rock, ragga e dub estão presentes no som proposto pela Banda Emboscada. O repertório que esses paraibanos vão apresentar no Largo de São Pedro, no Varadouro, será composto por músicas autorais, registradas no álbum independente A Trilha.
Emboscada sobe ao palco com os músicos Gilson Júnior (vocal), Afonso Stefan (guitarra solo), David Monteiro (baixo), Diego Giordano (bateria) e Fabiano Formiga (teclado). O show está programado para acontecer nesta sexta-feira a partir das 22h30.
O ‘Baticumlata’, grupo de percussão formado por agentes de limpeza e funcionários da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), será a atração da Feirinha de Tambaú. A apresentação está prevista para começar por volta das 18h. O grupo é fruto de um projeto que atua como uma ‘oficina do som’. A iniciativa utiliza instrumentos musicais no mínimo inusitados para fazer música. O processo de criação é iniciado com a escolha e a exploração dos timbres que podem ser retirados de cada objeto. A coordenação é do músico Zé Guilherme, que há 23 anos desenvolve projetos educacionais voltados à promoção da cidadania em várias comunidades de João Pessoa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO DAS PRAÇAS DESSE FINAL DE SEMANA:
02/10 (sexta-feira)
18h Ponto de Cem Réis (Centro)
– Abertura: apresentação de banda marcial da rede municipal de ensino
– Azeitona do Trombone e músicos convidados
18h Feirinha de Tambaú
– Baticumlata
22h30 Largo de São Pedro
– Banda Emboscada (reggae)
03/10 (sábado)
20h Praça da Paz (Bancários)
– Grupo Brasis
20h Praça Lauro Wanderley (Funcionários I)
– Banda Anonimato
20h Praça Bela (Funcionários II)
– Grupo Graxa, com o espetáculo Faz de Conta (teatro)
20h Praça Aquiles Leal (Jaguaribe)
– Tribo Indígena Xavantes (Carnaval)
20h Praça do Coqueiral (Mangabeira)
– Zé Manoel
20h Praça do Caju (Bessa)
– Lapinha Jesus de Nazaré
20h Praça das Mangueiras (Alto do Mateus)
– Companhia Oxente, com o espetáculo O dia em que a morte bateu das botas
04/10 (domingo)
18h Praça Alcides Carneiro (Manaíra)
– Grupo Signos Produções Artísticas, como espetáculo Cordel do Amor Sem Fim
20h Praça Lauro da Esperança (Conjunto Residencial Gervásio Maia)
– Grupo de Samba Pura Raiz
20h Praça da Amizade (Rangel)
– Sonora Samba Groove