Desde segunda-feira (01) a campanha Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor está em Mangabeira e no Centro de João Pessoa. A ação é realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), desde o dia 22 de janeiro, quando foi iniciada na região da praia. Neste período, as equipes de Educação para o Trânsito já abordaram mais de 10 mil pessoas, entre motoristas e pedestres.
As equipes estão na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro, e no Bairro de Mangabeira, nos horários de 8h30 às 10h e de 14h30 às 16h30. Antes, a campanha já esteve nas praias de Cabo Branco e Tambaú, um trecho do final da avenida Beira Rio, Epitácio Pessoa, ruas Maria Sales, Visconde de Pelotas e por último no bairro Padre Zé, além de participado das prévias do Folia de Rua, no período carnavalesco. Os motoristas e pedestres estão sendo abordados e orientados sobre o respeito à faixa, na tentativa de evitar acidentes de trânsito e para garantir o fluxo tranquilo deles pelas vias da cidade.
Além da abordagem, o motorista ou o pedestre recebe uma cartilha com orientações, panfletos e adesivos para colar nos carros, com o tema da campanha. O foco da ação, que este ano está em sua terceira edição, é o respeito mútuo entre condutores de veículos e pedestres e visa diminuir os índices de acidentes de trânsito, causados pela falta de atenção e desrespeito à faixa.
De acordo com a coordenadora de Educação para o trânsito, Josineide Cardoso, o primeiro mês de campanha atingiu o objetivo de orientar a população tornando-a mais consciente do respeito à sinalização. Nosso trabalho vai continuar por todo o ano e seu resultado poderá ser percebido na redução do número de acidentes envolvendo pedestres e motoristas. A campanha é muito importante e a população percebendo isso, está aderindo à causa, disse.
Balanço da Campanha
Orla e final da Beira Rio 1,5 mil pessoas
Avenida Epitácio Pessoa e Rua Maria Sales 2 mil pessoas
Bloco dos Atletas (concentração) 1 mil pessoas
Muriçoquinhas 1,5 mil pessoas
Folia de Rua (Visconde de Pelotas) 500 pessoas
Busto de Tamandaré (Bloco da STTrans) 1,8 mil pessoas
Mangabeira 500 pessoas
Padre Zé 800 pessoas
Boco da Associação 600 pessoas