Tem início nesta quinta-feira (15), a II Conferência Municipal de Cultura de João Pessoa (Comcult-JP). A abertura oficial acontece a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte. Na ocasião, haverá a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e do diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César. A explanação sobre o tema central do evento, que é Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, será feita pelo representante do Ministério da Cultura (MinC), Fred Maia. As inscrições podem ser realizadas até às 18h desta quarta-feira (14), no Casarão 34.
De acordo com Lu Maia, da comissão executiva da Comcult-JP, a Conferência vai contar com três tipos de participantes. Há aqueles inscritos com direito a voz e voto. Temos também cerca de 30 convidados com direito apenas a voz, além dos observadores, que geralmente são pessoas que vão para adquirir experiências e realizar eventos semelhantes em seus municípios. Nosso ideal é reunir ao todo uma média de 400 pessoas, acrescentou.
A programação segue até sábado (17). O credenciamento dos inscritos deve ser feito das 14h às 18h40 desta quinta-feira. Depois da abertura oficial, será a vez do conferencista Fred Maia, que é assessor do ministro da Cultura, Juca Ferreira, fazer explanações sobre o tema do evento. A coordenação será do presidente do II Comcult-JP, Chico César.
Na primeira noite do evento, a programação cultural inclui a exibição do documentário Ano Sérgio Castro Pinto, produzido pela TV Cidades, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A direção é dos jornalistas Gilson Renato e Dina Melo.
Debates Os assuntos sobre as proposições que serão apresentadas nos três dias da II Comcult-JP já estavam sendo debatidos durante reuniões permanentes . Esse aspecto foi ressaltado pelo artista plástico, músico e membro da Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB), Sandoval Fagundes. Os fóruns que estão sendo realizados em diversos segmentos da cultura tiveram papel fundamental no acolhimento das demandas de cada setor. Agora, os artistas têm a necessidade e a obrigação de participar da Conferência. Ela funcionará como instrumento de reestruturação da situação cultural do Brasil, afirmou.
O artista multimídia Pedro Osmar, também é articulador dos fóruns de Carnaval Tradição e de Música. Ele ressaltou o caráter mobilizador e deliberativo da II Comcult-JP. A importância principal do evento é a de ter conseguido mobilizar os artistas, entidades e agremiações carnavalescas em torno das questões próprias de cada categoria. É também um momento para refletir um pouco sobre o temário que o Ministério da Cultura está enviando para todo o Brasil debater. São coisas muito sérias, que agora estão sendo levadas para a coletividade, afirmou.
Segundo Pedro Osmar, os três dias da Comcult-JP trarão resultados decisivos para as políticas públicas aplicadas à cultura. De lá deverão sair coisas boas para todo mundo. Pelo menos estou trabalhando nesse sentido, enfatizou.
Conferência A Conferência Municipal de Cultura tem caráter mobilizador, propositivo, deliberativo e eletivo, privilegiando espaço para o debate e legitimação das políticas públicas do segmento. Será assegurada a ampla participação de representantes do poder público e da sociedade civil. A programação contempla plenárias, grupos de trabalho (GT’s) e eleição de delegados para a etapa estadual.
A comissão executiva da conferência é composta pela coordenadora do Casarão 34, Lu Maia; além das chefes das divisões de Audiovisual e de Dança da Funjope, Ana Bárbara e Ângela Navarro, respectivamente. Mais detalhes sobre a inscrição, programação e regulamento podem ser acessados pelo portal da Prefeitura, no link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope/2comcult/. O telefone, para o caso de dúvidas, é o 3218-9708.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
15/10 (quinta-feira)
14h às 18h40 Credenciamento
Participantes da sociedade civil e do governo
Local: Hall da administração
19h00 – Abertura Oficial
Local: Auditório
Boas vindas: Prefeito Ricardo Coutinho Pres. 2ªCOMCULT JP Chico César
19h30 Conferência de Abertura
Tema: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento
Conferencista: Fred Maia
Assessor do Ministro da Cultura
Coordenação: Chico César
20h30 – Programação Cultural
Documentário: Ano Sérgio Castro Pinto
16/10 (sexta-feira)
8h00 Credenciamento
Participantes da sociedade civil e do governo
Local: Hall da administração
9h00 Plenária de Abertura
Leitura e Aprovação do Regimento e Regulamento
Local: Auditório
Coordenação: Lígia Freitas e Buda Lira
10h00 Mesa Temática: Políticas Públicas para a Cultura na Cidade de João Pessoa
Coordenação: Lu Maia
Expositores(as):
– Jorge Garcia (MINC-NE)
– Buda Lira (PIOLLIN)
– Milton Dornellas (FUNJOPE)
11h30 Apresentação da Equipe dos GTs e da Metodologia de Trabalho Coordenação: Lígia Freitas
12h00 Almoço (Restaurante Panorâmico)
14h00 Grupos de Trabalho (GTs) por eixos temáticos
1.Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Local: Salão Panorâmico Sala 1
Facilitador(a): Carlos Anísio
Relatoria: Lu Maia
2. Cultura, Cidade e Cidadania
Local: Salão Panorâmico Sala 2
Facilitador(a): Déa Limeira
Relatoria: Professor Bira
3. Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Local: Salão Panorâmico Sala 3
Facilitador(a): Maísa Duarte SEBRAE
Relatoria: Fernanda Svendsen
4. Cultura e Economia Criativa
Local: Sala Convenção 1
Facilitador(a): Lau Siqueira (SEDES)
Relatoria: Francio Xavier
5. Gestão e Institucionalidade da Cultura
Local: Sala Convenção 2
Facilitador(a): Marcelo Manzartti (MINC Sec. de Identidade e Diversidade Cultural)
Relatoria: Ceci Melo
17h30 Encontro da Comissão de Metodologia e Sistematização com Equipe de Relatoria para organização da produção dos grupos.
17/10 (sábado)
09h00 Plenária Final Apresentação e Aprovação das propostas Consolidadas dos GTs
Local: Auditório
Coordenadores:
– Marcos Aurélio
– Henrique Sampaio
– Ligia Freitas
12h00 Almoço (Restaurante Panorâmico)
14h00 – Continuação da Plenária
15h00 – Referendo dos Delegados Apresentação da Delegação para a 2ª Conferência Estadual de Cultura
Coordenação:
– Marcos Aurélio
– Vant Vaz
– Ligia Freitas
19h00 Orquestra de Câmara Regência do Maestro Norton Morozovick