A Capital já está se ‘mexendo’ para vencer o Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo a prática regular da atividade física. O evento foi aberto oficialmente na Lagoa do Parque Solon de Lucena, na manhã desta quarta-feira (27), pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
A campanha, disputada pela primeira vez na cidade, teve a abertura marcada por uma simultânea de xadrez de 100 atletas de escolas municipais enfrentando Luismar Jorge de Brito, mestre da Federação Internacional, e contou com a presença do vice-prefeito Luciano Agra, que ariscou algumas jogadas. Esse evento vai além da educação, pois é voltado para a promoção da saúde e, apesar de estar pela primeira vez na Capital, estamos certos que será um sucesso, avaliou Agra.
Já o mestre Luismar Brito destacou o incentivo a pratica do xadrez na cidade. Essas iniciativas são importantes para desenvolver o xadrez, principalmente entre as crianças. Essa não é a primeira vez que participo de um desafio com alunos de escolas municipais e na primeira fui vencido por dois, disse Luismar Brito.
Toda população está convidada a participar e ajudar João Pessoa a vencer o Dia do Desafio, que está sendo disputado com a região do Maule, no Chile. Até às 21h, a Prefeitura disponibilizará estrutura para a prática de atividades físicas na orla, no Centro, nos bairros, além das escolas municipais e em diversos pontos da cidade. Academias de ginástica, escolas e faculdades particulares, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Exército, que também apóiam a iniciativa, que visa mobilizar o maior número de habitantes para praticar 15 minutos de atividades.
O Dia do Desafio é mundial. Para realizá-lo, além do empenho do prefeito, estamos desenvolvendo uma ação conjunta com as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento, Emlur entre outras, destacou o secretário de esportes da PMJP, Alexandre Urquiza, explicando que, em João Pessoa, a Sejer e o Sesc coordenam a iniciativa.
Servidores se mexem – As atividades do Dia do Desafio não estão apenas nas ruas. Durante o expediente nas secretarias e órgãos municipais, professores, alunos e estagiários de Educação Física estão visitando as repartições e convidando os servidores municipais a se exercitarem.
Após às 21h, os coordenadores do evento farão uma contagem do número de participantes que o Dia do Desafio conseguiu mobilizar e enviarão para o Sesc-São Paulo.