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Centro de Inclusão de João Pessoa presta atendimento remoto aos seus usuários durante a pandemia

Para garantir a saúde e segurança dos seus usuários, o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), da Prefeitura Municipal de João (PMJP), está prestando serviço de assistência por telefone as pessoas já cadastradas no serviço. Os atendimentos estão acontecendo por meio do telefone 3218-9807, das 8h às 12h, de segunda à sexta.

Ao todo são mais de 400 famílias cadastradas. No serviço são atendidas crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, com paralisia cerebral, síndrome de down, microcefalia, entre outras doenças. Devido à pandemia, foi preciso adaptar esse atendimento para não colocar os pacientes e suas famílias em risco.

O atendimento com psiquiatras e neurologistas precisa de um agendamento. Os pais que desejam falar com o médico devem entrar em contato por telefone e solicitar uma teleconsulta. Dependendo do caso, o médico encaminha para um hospital da rede de saúde. Em relação aos outros profissionais da equipe multidisciplinar, o atendimento também foi adaptado.

“Nossos profissionais, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mandam vídeos regularmente com exercícios para os pais fazerem com seus filhos em casa e pedem para que os pais filmem e enviem de volta para avaliação. Tem funcionado muito bem”, explicou Nadja Marques, coordenadora de saúde do CRMIPD.

O Centro de Inclusão também está oferecendo o serviço de escuta psicológica para os pais dessas crianças e adolescentes: “Não podemos deixar essas mães e pais desamparados, pois seus filhos precisam continuar o tratamento e tomando as medicações e sabemos que com isolamento tudo fica mais difícil”, frisou a coordenadora.

CRMIPD – O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mas trabalha de forma intersetorial com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação e Cultura (Sedec). Ao todo são mais de 40 profissionais multidisciplinar para atendimento de crianças e adolescentes.

O atendimento realizado no serviço é feito após uma triagem de avaliação. Os usuários recebem atendimento individualizado ou em grupo, em um ou mais tipos de terapia ou de capacitação para o trabalho, em um ou dois dias na semana.

 

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