- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Centro de Práticas Integrativas comemora três anos de funcionamento

Luís Sousa

CPICS VALENTINA [1]Um espaço público de saúde com ofertas de cuidados integrais, dedicados àqueles que buscam se conhecer melhor. Este é o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Canto da Harmonia, que funciona desde 14 de maio de 2012, no Valentina Figueiredo. O Centro comemora três anos de funcionamento e preparou uma programação especial, com feira orgânica e de artesanatos, apresentações e palestras para comemorar a data. As ações acontecem nesta quinta (14) e sexta-feira (15), a partir das 8h30, no Cpics, que fica na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n.

“Ofertamos terapias complementares, não medicamentosas, trabalhamos com o emocional e consideramos de extrema relevância que o usuário sinta-se acolhido e respeitado em suas necessidades. As práticas alternativas são também conhecidas como Medicina Alternativa e Saúde Holística. Os usuários poderão usufruir de atendimentos individuais e/ou práticas coletivas e poderão chegar por demanda espontânea ou referenciada por outros serviços da rede SUS. Nossa área de abrangência é todo o município de João Pessoa”, explicou a diretora do Cpics, Márcia Gadelha.

foto  Ivomar  Gomes  Pereira (14) [2]Atendimentos – Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sendo o turno da manhã da sexta-feira dedicado à reunião de equipe. “Todas as sextas-feiras à tarde acontecem também palestras ou oficinas sobre temas variados e de interesse dos usuários. Já abordamos assuntos sobre corpo holístico, energias, pensamentos positivos etc. Patologias ligadas à coluna, olhos, depressão, etc. Também realizamos terapias como florais, cromoterapia, massagem, hábitos alimentares, de respiração, entre outras. Atendemos também no sábado pela manhã, quinzenalmente, das 8h às 12h com ritmos orientais e uma vez no mês oferecemos oficinas e cursos dentro das terapias naturais”, complementou a diretora.

Em 2014, o Canto da Harmonia atendeu 11.160 usuários, sendo 4.070 em práticas individuais e 7.090 usuários em práticas coletivas.

A moradora do Valentina, Valdete Ferreira, de 52 anos, participa das atividades do Centro desde novembro de 2014 e em menos de cinco meses, já destaca os resultados obtidos. “Tinha uma depressão muito grave, que me levou a ter desmaios e sintomas de problemas de coração. Desmaiava com facilidade. Muitas vezes minha família precisou acionar o Samu para me levar para o hospital às pressas e depois de muitos exames foi constatado que era depressão. Lembrei que aqui existia o Canto da Harmonia e fui pra lá. Já participei de várias práticas, mas a biodança e a biorrespiração mudaram minha vida. Estou muito mais calma, não desmaio mais, estou com outra vida. Foi uma melhora física e emocional. Todas as pessoas deveriam procurar as atividades oferecidas pelo Centro”, relatou Valdete Ferreira.foto  Ivomar  Gomes  Pereira (9) [3]

Entre as atividades individuais ofertadas pelo Canto da Harmonia, estão Acupuntura, Homeopatia, Herapia Floral, Massoterapia (massagem terapêutica), Reiki e Terapia Quântica. Também há as atividades em grupo como o Tai Chi Chuan, Yoga, Constelação Familiar, Biodança, Terapia Comunitária, Permacultura, Biorrespiração, Resgate da Autoestima, Saúde está no Prato (reeducação alimentar), Meditação e Danças Orientais.

Programação do 3º aniversário do Canto da Harmonia:

14/05/2015 – Manhã

8h30 – Abertura

Feira orgânica e feira de artesãos locais (na frente do Centro);

Exibição de fotos;

Testemunho de alguns usuários sobre os tratamentos;

Apresentação de Tai Chi Chuan, com o professor Luciano Freitas;

Apresentação de flauta transversal, com a professora Bianca;

Coffee Break

14/05/2015 – Tarde

13h30Apresentação do cantor João Rangel Costa, do grupo Rangel Show;

Exibição de fotos;

Testemunho de alguns usuários sobre os tratamentos;

Apresentação do grupo Ritmos Orientais, com a terapeuta Margareth Belaniza;

Apresentação da atividade Cantar a Vida”, com a terapeuta Neusa Justino;

17h – Coffee Break

15/05/2015 – Manhã

8h30 – Mesa-redonda com o tema: “A importância das Terapias Naturais para a saúde e sua atuação no SUS”.

Participantes: Monica Maria da Silva, Coordenadora das PICS e mediadora da mesa; Dra. Maria do Socorro Souza, UFPB; Dr. Climério Avelino de Figueiredo, UFPB; Dra. Maria Djair Dias, UFPB; Walter Freire Franco, Psicólogo e Diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; Marlete Alves da Nóbrega, Farmacêutica e terapeuta floral.

15/05/2015 – Tarde

12h – Almoço com Bufê para os presentes (R$ 15 – confirmar a presença pelo telefone 3218.5873)

13h30 – Palestra com o Professor e Terapeuta Holístico Paulo Chaves, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas. Tema: “Reflexões sobre a proteção energética dos terapeutas durante as sessões”

17h – Coffee Break

 

 

 

[4]