Cerca de 800 pessoas participaram nesta sexta-feira (30) de uma atividade promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal APCEF, no bairro do Altiplano. Com o título V Intercaps Mostra Cultural, o evento teve as participações de representantes de 15 cidades, sendo 14 paraibanas e uma unidade convidada da cidade pernambucana de Itambé.
Durante todo o dia foram encenadas peças teatrais, houve apresentações de grupos de coral e dança, além de performances humorísticas e leitura de poesias. De acordo com a diretora do Caps Gutemberg Botelho, Sandra Lima, o objetivo da mostra é promover uma melhor integração entre os Caps e proporcionar um espaço para que o usuário possa demonstrar o seu potencial artístico. Com esse clima de festa, nossa intenção é fazer com que os usuários dos vários Caps possam se entrosar socialmente e, ao mesmo tempo, mostrar o talento de cada um, afirmou a diretora, lembrando que cada uma das 15 unidades participou da organização do evento.
Teresinha S. é usuária do Caps Gutember Botelho e se preparava para apresentar a peça Há uma pedra no nosso caminho, que trata dos usuários de drogas. Enquanto se maquiava, Teresinha contava como era sua vida antes de receber o tratamento no Centro. Eu vivia deitada numa rede, sem vontade de fazer nada, e tinha raiva quando as pessoas iam me visitar, conta a dona de casa, que agora se sente motivada. Eu gosto muito quando estou no palco e as pessoas me aplaudem, resumiu Teresinha, que é atendida no Centro desde 2005.
Atendimento Especializado São três unidades do Caps que atuam diretamente no tratamento dos portadores de transtornos mentais. No Caps Gutemberg Botelho, localizado em Tambauzinho, os usuários têm à disposição, além do tratamento, leitos para repouso ou observação e atendimento 24 horas. A unidade Caps Caminhar, do Bairro do Valentina, oferece tratamento diário, atividades comunitárias e oficinas terapêuticas. Por fim, a Unidade Caps i Cirandar trata crianças e adolescentes que apresentam transtornos psicóticos e neuróticos, além dos usuários de substâncias pscoativas. Todas as unidades contam com uma equipe especializada entre psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, professores de educação física e farmacêuticos, totalizando pouco mais de 100 profissionais.