Mais uma vez, o projeto Circuito Cultural das Praças oferece uma ampla e diversificada programação, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), de forma gratuita, em diferentes espaços públicos da Capital. O projeto é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
A programação tem inicio nesta sexta-feira (3), a partir das 18h, na Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto Cem Réis, quando o Circuito Cultural recebe o projeto Som das 6. Nesta edição vai ocorrer a apresentação do segundo Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba. A primeira apresentação é da Orquestra de Sanfoneiros, formada por 15 alunos das escolas de sanfona de João Pessoa. Na sequência ocorrem os shows de Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus, Walter Luis, bandas Flor do Caruá, Forró Encabulado e Tamborete de Forró. Na mesma noite o sanfoneiro Zé Calixto grava o seu DVD, com a participação de Luizinho Calixto, Pinto do Acordeon e Messias Holanda.
No bairro do Rangel, a Praça da Amizade recebe a partir das 20h, o espetáculo Abra a mala e solta o riso, apresentado pelo palhaço Cheiroso e sua mala sonora. Na encenação é desenvolvida a trilha musical do espetáculo e que ao se abrir, desperta a imaginação dos espectadores. Sempre com a participação do público que viaja através dos jogos, esquetes e muitas improvisações. A peça conta com participações de mágico e a grande atração internacional A pulga Catarina. Ao final, o Cheiroso leva o público a refletir sobre a natureza do palhaço, com uma poética destinada a todas as idades, dialogando com o grande universo artístico do circo.
No mesmo horário, a Praça da Paz, nos Bancários, apresenta o espetáculo Pedaços de Carmim, da Equilíbrio Companhia de Dança. O trabalho, que conta com os bailarinos Sérgio Nosa, Maria José Medeiros, Sabrina Casado e Thais Ribeiro, com direção de Elias Miguel, parte da individualidade corporal de cada componente, onde o diretor desenvolve coreografias variadas, respeitando os limites e explorando as potencialidades dos bailarinos. A Equilíbrio Companhia de Dança, que surgiu no ano de 2007, tem o objetivo de levar a dança para todos os locais, difundindo esta arte e mostrando que a mesma é a mais pura expressão dos sentimentos.
Já a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, será animada a partir das 20h, pela música forte e o ritmo contagiante do cantor Escurinho, que já faz parte da cena cultural da cidade. O trabalho de Escurinho é marcado pela fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reizado, dos ritmos afros e tribais e do maracatu ao coco de embolada. A formação musical de Escurinho vem da sua experiência com o pai, que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares do interior do Nordeste.
O artista Cacá Ribeiro é a atração da Praça João Balula, do bairro Cidade Verde, a partir das 20h. O artista, que tem dois trabalhos gravados, um LP e o CD Todo Azul, foi integrante do Musiclube da Paraíba, movimento musical ocorrido no inicio dos anos 80 que provocou a cena da música paraibana atual.
Mais tarde, às 22h, é a vez da banda Zé Viola e Progressive Band movimentar a Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico da Capital. A banda é um projeto idealizado pelos músicos André Nóbrega (guitarrista e vocalista) e Helder Laurentino (guitarrista e backing vocal) que tem a proposta é misturar a linguagem regional ao rock progressivo, ambos com influências década de 70 e linguagem atual
Confira a programação do sábado (4)
Praça Rio Branco (Centro Histórico) Chorinho com a banda Oitavas no Choro, dentro do Projeto Sabadinho Bom, das 12 às 14h.
Praça Alcides Carneiro (Manaíra) Escola de Samba Independente de Mandacaru, às 17h.
Praça do Caju (Bessa) Banda Dose Perigosa, às 20h.
Praça da Conquista (Padre Zé) Capoeira Angola Palmares, às 20h.
Feirinha de Tambaú (Praia de Tambaú) Odete de Pilar, às 19h.
Praça Augusto Crispim (13 de Maio) banda Forró Fiando, às 20h.
Praça do Skate (Manaíra) banda Ativamen-te Reggae, às 20h.
Praça da Mangueira (Alto do Mateus) Te conto na praça, às 20h.
Praça Lauro Wanderley (Funcionários I) Exposição fotográfica A Multiculturalidade de Paratibe, resultado de uma pesquisa realizada naquela comunidade às 20h.
Praça Bela (Funcionários II) banda Baluarte, às 20h.
Praça da Esperança (Residencial Gervásio Maia) – Grupo Machê Legal, às 20h.
Praça Cultural (Castelo Branco) Violeiro JB, às 20h.
Praça Soares Madruga (Valentina Figueiredo) Projeto de contação de história afrobrasileira E na escrita…, com Ana Margarida, às 20h.
Praça Aquiles Leal (Jaguaribe) Orquestra de Violões, às 20h.