- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Circuito Cultural inicia 2012 com teatro e música nesta sexta-feira

[1]Espetáculos de teatro, além de músicas de diversos estilos estarão presentes no primeiro dia do Circuito Cultural das Praças de 2012, que acontece nesta sexta-feira (6), em diferentes bairros da Capital. O evento deste final de semana também inclui uma vasta programação no sábado (7). A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Circuito Cultural das Praças da edição 2011/2012 selecionou, por meio de edital público, 432 apresentações para compor uma temporada de seis meses. O projeto começou em setembro do ano passado e continua até março próximo. Foram contempladas as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. A programação conta ainda com artistas convidados da Sedes.

Ipês – “Canções que eu quis pra mim” é um trabalho voltado para músicas de compositores nordestinos. Trata-se do projeto atual da cantora Meire Lima, que já está em estúdio gravando seu primeiro CD, produzido por Rinaldo Vitorinni, da Tallentus Midas. O álbum será lançado ainda este ano por uma gravadora de São Paulo.

Entre as músicas do repertório desta sexta-feira estão “Retrato da Vida” (Dominguinhos e Djavan), “Crime Cruel” (Bebé de Natércio), “Veja Margarida” (Vital Farias) e “Dona do Dom” (Chico César). A artista paraibana de Itabaiana se apresenta na Praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h.

Varadouro – Antônio Victor da Silva, o Sasquatch, nasceu e cresceu no bairro pessoense de Jaguaribe, onde começou a tocar guitarra em bandas de punk hardcore. Ele se apresenta na Praça Antenor Navarro a partir das 22h. Seu trabalho sofre influências ainda do repente nordestino, Bezerra da Silva, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga. Tudo isso misturado ao dancehall jamaicano.

Nos últimos três anos, vem desenvolvendo produções de beats e compondo suas próprias letras, como “A Dama e o Vagabundo”, “Brisa do Anoitecer”, “Se Mexe, Não Para”, “Armilas”, além de outras que esta [2]rão no repertório desta sexta-feira.

Rangel – A Banda Mafiota é a atração da Praça da Amizade, a partir das 18h. O show consiste em uma mistura de músicas próprias e alguns covers de aclamados artistas brasileiros, incluindo paraibanos. A performance possui uma roupagem moderna, mesclada a intervenções teatrais por meio de citações de importantes poetas. Tudo acaba em uma junção de muito rock e ska, poesia e sentimento.

O grupo nasceu de um encontro entre estudantes do ensino médio, em 2007, com o propósito de trazer de volta o rock dos anos 80 e buscar a influência da música black e jamaicana, utilizando ainda metais.

Bancários – A partir das 19h, a Praça da Paz vai receber o espetáculo “Do Outro Lado da Chuva”, que estreou em setembro de 2010, no Teatro Lima Penante. Trata-se do segundo trabalho do Grupo Graxa de Teatro. A encenação é voltada para a criança interior de cada um, como afirma o autor do texto e ator Joht Cavalcanti.

A peça conta a história de Amélia, filha de pai viúvo, e de Crusoé, filho de mãe divorciada. Duas crianças que, cada uma em seu apartamento, protegidas pelas suas janelas, ex [3]perimentam se comunicar, em uma tentativa de fugir da solidão da cidade grande. No elenco estão Adriele Daniel, Epitácio Souza, Cely Farias, Kassandra Brandão, Ingrid Castro e Léo Viana. A trilha sonora original e iluminação são de Fabiano Diniz.

Mangabeira – O espetáculo ‘Marque V ou F nos Poemas de Amor’ é a atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h. A peça é uma transposição cênica baseada na obra de mesmo nome, do poeta Klaus Marcus Paranayba. A encenação trata com bom humor e lirismo as questões propostas no livro que versam sobre o universo do amor.

A direção é de Ricardo Canella e a representação de Luana Lima e Raquel Ferreira. Após a apresentação será lançado no mesmo local, ao preço de R$ 15, o livro de poesias que leva o mesmo nome do espetáculo, de autoria de Klaus Marcus Paranayba.

Tambaú – A Banda Omelete se destaca no pequeno universo dos grupos musicais que se dedicam a fazer o público dar risadas, assumindo o seu lado divertido, em uma sátira aos megashows que aglomeram multidões nos dias atuais. A apresentação é a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Com trejeitos e manias, os integrantes interpretam postais sonoros de Waldick Soriano, Reginaldo Rossi, Carlos Alexandre, Evaldo Braga, Maurício Reis, Genival Santos e muitos outros ícones da música brega, incentivando a participação do público. Eles garantem charme ao espetáculo, desde a iluminação até a composição dos personagens.

Tudo começou em 1993 e hoje o grupo está pronto para o lançamento de um novo CD, com trabalho autoral, previsto para este início de 2012. A trupe é composta por Sérgio Lira (baterista), Hercílio Antunes (baixo), Carlos Lira (guitarra), Maurílio Carlos (trompete) e Sinfrônio Lima (crooner). [4]

Manaíra – Thyresis é uma banda brasileira de death metal melódico formada em 2006 na capital paraibana. O grupo se apresenta na Praça do Skate, a partir das 19h. O estilo consiste na fusão de death metal melódico, thrash metal e heavy metal tradicional, influenciado por bandas como In Flames, At The Gates, Dark Tranquillity, Iron Maiden, Metallica e Blind Guardian. A temática lírica geralmente gira em torno de conflitos pessoais internos e críticas à sociedade e à política.

Cidade Verde – O espetáculo “A Batalha da Cidade Contra o Rei Lixo” faz parte do projeto Despertando para Eco-Cidadania, do Grupo Jovem Zabala, ligado à Associação de Teatro Ateartyoga. Ele será encenado na Praça Encanto Verde, na Cidade Verde, a partir das 19h. Segundo os integrantes, a proposta busca agregar nas pessoas valores ambientais, além de sensibilizar a mentalidade do público infanto-juvenil com informações a respeito do manuseio do lixo por meio das artes.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (16/01)

Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Meire Lima

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Sasquatch

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Banda Mafiota

Bancários (Praça da Paz) – 19h

Espetáculo “Do Outro Lado da Chuva”

Convidado da Sedes: Banda Versos Livres

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Espetáculo “Marque V ou F nos Poemas de Amor”

Convidado da Sedes: Scream

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Banda Omelete

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Banda Thyresis

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Espetáculo “A Batalha da Cidade Contra o Rei Lixo”

Convidado da Sedes: apresentações cover de Roberto Carlos e Tiririca

Sábado (17/01)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Espetáculo “Nau Q Cirandô”

Convidado da Sedes: Banda Aba do Zóio

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Espetáculo “Bonita Maria”

Bessa (Praça do Caju) – 19h

Espetáculo “Teatrália”

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Banda Bolso Furado

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Disacusia

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Trio Motirô

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Banda À Solta

Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

Banda Uskaba

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Robson Bass e Tercina Plug

Alto do Mateus – 17h

Banda Íris

[5]