O Circuito Cultural das Praças vai movimentar três pontos da Capital nesta sexta-feira (20). No Ponto de Cem Réis haverá o Forró no Centro; na Feirinha de Tambaú, dança contemporânea, e no Largo de São Pedro, apresentação da banda Mulambo Acústico. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Forró no Centro É um projeto realizado em parceria entre a Funjope e a Associação Soforró-PB, que acontece todas as sextas-feiras, a partir das 18h, dentro da programação do Circuito Cultural das Praças, levando sempre grandes atrações, grupos de forró que desenvolvem trabalhos na Capital. Nesta edição, a atração é o grupo Tamborete de Forró, que promete animar o público com muito xote e baião, relembrando grandes ícones do ritmo nordestino. O grupo, que surgiu em 2005, é bastante requisitado nos eventos culturais, tendo realizado importantes shows pelo interior do estado, em cidades como Guarabira, Alagoinha, Bayeux, Capim de Mamanguape e Cabedelo.
O ativista cultural Chico Ribeiro, que é um dos idealizadores do Forró no Centro, revela que o projeto é algo que chegou pra ficar. Isto é facilmente observado pela massiva presença do público em todas as edições, mostrando que o forró é algo que as pessoas desejam. Vale salientar que esta é uma ação afirmativa, realizada numa feliz parceria entre a Funjope e a Soforró.
Novembro da Dança Durante o mês de novembro, o Circuito Cultural das Praças também recebe o projeto Novembro da Dança, com apresentações do gênero em diferentes espaços públicos da Capital. Nesta sexta-feira, a Feirinha de Tambaú recebe, a partir das 20h, os grupos de dança contemporânea Tap Arretado e Pele Flamenca.
O grupo Pele Flamenca, formado pelas dançarinas Naiara Gato, Leonor Santos e Beatriz Beccher, vai apresentar as coreografias Tangos Flamenco, Alegria, Garrotin e Sevillanhas. Já o grupo Tap Arretado, vai mostrar o espetáculo Tom no Pé, uma viagem musical que inicia no ritmo vibrante do hip-hop, entra para um solo no ritmo de samba, atravessa a gostosa musicalidade da Bossa Nova e termina em cânone no versátil e popular estilo do sapateado americano Shim Sham Shimy.
Largo de São Pedro A banda Mulambo Acústico é a atração do Largo de São Pedro, a partir das 21h30. O grupo musical surgiu da ideia de mesclar ritmos da cultura popular nordestina a outros estilos musicais, procurando situar a sua criação musical de forma contemporânea, num contexto global, a partir da poesia de Chico Berg, que escreve e compõe desde a década de 60. A diversidade musical do grupo compõe um mosaico de maracatus, cirandas, cocos, afoxés, jazz, rock, afrobeat e uma visível influência tropicalista.
A proposta Mulambo Acústico conduz a uma apresentação de grande riqueza rítmica, harmônica, literária e lúdica. O grupo trabalha músicas de autoria própria, evidenciando-se no show uma estética onde se utilizam elementos da cultura regional e exploram-se, em especial, o violão e a viola nordestina, além da percussão de ritmos tradicionais, aliados a outras linguagens musicais, pertencentes a diferentes universos expressivos.