A etapa litoral do XIV concurso de quadrilhas juninas de João Pessoa e Região Metropolitana acontece de 14 a 17 de junho, no Ponto de Cem Réis, a partir das 19h. Ao todo são 36 quadrilhas e nove apresentações por noite. O concurso é realizado pela Liga das Quadrilhas com a promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que investiu cerca de R$ 185,5 mil, incluindo subvenção e infraestrutura. O festival está incluído na programação do São João de João Pessoa o melhor da gente. Os dois grupos com melhores notas vão participar da fase estadual.
O presidente da Liga das Quadrilhas, Edson Pessoa, ressaltou que este ano os participantes passaram por oficinas. Orientamos com relação à temática, figurino, coreografia e outros temas. Nas oficinas, direcionamos e mostramos a importância de se puxar mais pelo tradicional, fazendo assim o diferencial de outros locais, com temas sempre ligados aos festejos juninos, comentou. Realizamos o evento com o apoio da Funjope, que nos oferece a infraestrutura e também a premiação, acrescentou.
Ainda de acordo com Edson Pessoa, durante a apresentação as quadrilhas farão o casamento matuto ao vivo, sem playback. Cada grupo também será acompanhado por músicos, evitando assim gravações prévias. É uma forma de incentivarmos os trios de forró, gerando renda. Aliás, cada quadrilha possui 60 pessoas, que gastam cerca de R$ 700 por figurino. E tudo isso é comprado aqui, estimulando a economia local de João Pessoa, observou.
O concurso de quadrilhas tem caráter competitivo. Portanto, dos 36 grupos apresentados nos quatro dias, dois serão escolhidos para representar a Região Metropolitana de João Pessoa na fase estadual, em 21 de junho, também no Ponto de Cem Réis. O vencedor seguirá para a etapa Nordeste.