A Conferência Municipal da Educação teve início na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), anexo da Avenida Epitácio Pessoa, reunindo educadores, gestores, especialistas, representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e Ministério Público. Durante todo o dia, os participantes discutiram o Plano Nacional de Educação, seguindo os direcionamentos do Ministério da Educação (MEC).
A secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, destacou a data como prioritária para o setor e que a iniciativa do MEC possibilitará a participação do município de João Pessoa na construção de um sistema articulado. Na ocasião, Ariane lembrou algumas das ações da Secretaria para este ano, como o Projeto de Apoio Pedagógico que contará com a participação de 427 estagiários das disciplinas de Português e Matemática nas turmas de 2º e 9º anos, além do lançamento do Ano Cultural Sérgio Castro Pinto, do Estudante Destaque e Escola Nota 10.
A Conferência contou também com a participação do palestrante Alexandre Nader, que falou sobre Financiamento da Educação e Controle Social. De acordo com o professor, esta oportunidade do MEC garante a participação dos municípios e, portanto, teremos que aproveitar para colocar nossas propostas em dia. Já o professor Raimundo Barroso, que proferiu a palestra sobre Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: organização e regulação da Educação Nacional, avalia que atividades como esta, com a participação coletiva dos educadores, promove políticas públicas mais integradoras.
Além dos dois palestrantes, a Conferência ainda discutiu os temas Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar com o professor Wilson Aragão; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, com a professora Sonia Pimenta; Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação, a cargo da professora Rita de Cássia Porto; Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade, pelo professor Roberto Jarry Richardson.
No período da tarde foram formados Grupos de Trabalhos (GTs) para desenvolvendo temático, e houve ainda assembléia com o resultado das propostas, plenária de deliberações e escolha dos delegados representantes na Conferência Nacional de Educação (CONAE) que acontecerá em abril de 2010, em local a ser definido.