[1]A educação infantil, da Rede Municipal de Ensino, está em ritmo de comemoração. Dos 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) mais da metade atingiu 90% das metas, e das três escolas voltadas para este público, duas atingiram a nota máxima do ‘Programa Nota 10’, que é de 100%, enquanto que os demais atingiram índice maior que 50%. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), pelo secretário de Educação e Cultura (Sedec), Luiz Sousa Junior, em solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
De acordo com o secretário, os resultados foram satisfatórios, houve um esforço concentrado das equipes, o que resulta em um melhor ensino para o alunado. “Essa foi à primeira edição do ‘Crei Nota 10’, uma experiência que percebemos o retorno: gestores, professores e pais integrados buscando o melhor para as crianças. Processo estimulante e prazeroso de acompanhar”, disse.
Para a coordenadora do programa, Simone Leite, mais do que receber o 14º salário, o prêmio valoriza as diversas práticas pedagógicas, o bom desempenho dos profissionais e a adequada formação na área de educação infantil.
Próxima edição – Durante a solenidade, o secretário Luiz Sousa Junior parabenizou os participantes e anunciou que para melhorar ainda mais o desempenho, o programa deve ser reformulado na próxima edição.
“O aluno está em primeiro lugar. Vamos criar um sistema de avaliação e dar prioridade a este segmento da educação. É do berço, que se forma um grande cidadão”, finalizou Souza.
Comemoração – Após a encenação do Auto de Natal, executada pelas crianças da escola de Educação Infantil Santa Emília de Rodat, os
[2] gestores receberam os envelopes contendo as notas da sua instituição. Momento de alegria e de emoção.
“Quando vi o 100% passou um filme pela minha cabeça. Trabalhamos duro. É um reconhecimento do trabalho de uma equipe empenhada, a serviço da comunidade escolar”, falou a gestora Alessandra Trigueiro, da Escola Tempo Integral Santa Emília de Rodat, no Cristo.
Para a gestora Veronice Guedes, do Crei El Shaday, em Jaguaribe, a nota é importante, mas a força de toda uma instituição trabalhando com o mesmo alvo vale muito mais. “Estamos felizes com os 90%. Fizemos muito, mas isso significa que ainda temos o que melhorar. Vamos buscar o 100%”, completou a diretora.
Crei Nota 10 – Criado este ano pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil, o ‘Crei Nota 10’ é um programa de metas a serem alcançadas para melhor trabalhar as maneiras de bem cuidar e de bem educar a criança.
O programa é resultado de um decreto de Lei Municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação. Este é formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas unidades de ensino.
Avaliação – Para alcançar os objetivos estabelecidos, fez-se necessário definir prioridades, delineando um caminho que deve possibilitar a execução de ações que desenvolvam uma melhor qualidade no ensino.
O programa foi dividido em seis etapas:
1 – Avaliação da Gestão do Centro de Referência em Educação Infantil
2 – Patrimônio e Despesas de Custeio
3 – Avaliação do Projeto Político-Pedagógic.
4 – Avaliação de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento infantil
5 – Avaliação da Alimentação Escolar
6 – Avaliação da frequência na Formação Continuada
Resultado da avaliação dos 43 Creis e das 04 escolas de educação infantil:
Escolas:
- 02 atingiram 100% do Índice de Excelência em Educação;
- 01 atingiu 90% do Índice de Excelência em Educação;
Creis:
- 22 atingiram 90% do Índice de Excelência em Educação;
- 13 atingiram 80% do Índice de Excelência em Educação;
- 04 atingiram 70% do Índice de Excelência em Educação;
- 04 atingiram 50% do Índice de Excelência em Educação.