Diversas crianças da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do Grotão, participaram de uma oficina sobre igualdade entre meninos e meninas. O encontro, que aconteceu na tarde da quinta-feira (24), teve o objetivo de preparar as crianças para participarem do 2º Concurso de Desenho sobre Igualdade de Gênero para Crianças.
A oficina foi ministrada pela assessora de Educação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Lígia Luis de Freitas, que trabalhou temas diversos o tema da desigualdade de gênero, a partir do tema do concurso Era uma vez uma menina e um menino. Sem ambos, já não haveria mundo Os desenhos serão selecionados e encaminhados para Brasília.
A proposta da diretora da escola, Maria de Fátima Ramos, é fazer uma exposição com as fotos e toda a produção da oficina. A idéia da exposição é, além de valorizar a oficina, estimular as crianças a refletirem e se interessarem por essas temáticas, observou a diretora.
Depoimentos Para Elen Cristina, 10 anos, o desenho é uma oportunidade de mostrar sua visão de mundo. No meu desenho quero mostrar que o mundo seria melhor se homens e mulheres dividissem as tarefas, afirmou.
Já para Andressa Benício, 8 anos, é importante também mostrar a diferença salarial que existe no mundo do trabalho. Vou desenhar o homem e a mulher trabalhando e ganhando igualmente, enfatizou a aluna.
O concurso é uma iniciativa da União Européia e visa estimular crianças de países em desenvolvimento, entre oito e dez anos de idade, a pensarem e expressarem através de desenhos o tema da igualdade entre os homens e as mulheres. Além de crianças brasileiras e latino-americanas, estão participando meninos e meninas de outros continentes e regiões como África, Ásia, Caraíbas, Mediterrâneo, Pacífico e países europeus.
Divulgação A Coordenadoria das Mulheres divulgou o concurso junto às escolas, a fim de estimular o debate sobre gênero com as crianças. As escolas que estão interessadas em participar do concurso podem entrar em contato com a coordenadoria, como também, têm autonomia para encaminharem os trabalhos de suas crianças, destacou Lígia de Freitas.
Os trabalhos podem ser encaminhados até dia 1º de maio para o endereço da Delegação da Comissão Européia, SHIS QI 7, Bloco A Lago Sul, CEP 71615-205, Brasília/DF.
A participação no concurso é importante, mas o fundamental é que as escolas municipais tragam a temática das relações de gênero para o seu cotidiano, para seu Projeto Pedagógico, para o processo de ensino e aprendizagem. Assim estaremos contribuindo para mudar valores, atitudes e, fundamentalmente, afirmar uma educação pautada em princípios como igualdade e respeito, concluiu a assessora.