Os 42 anos do bairro Castelo Branco serão comemorados neste sábado (12), a partir das 13h, na área vizinha ao Mercado Público local. Já na segunda-feira (14), a comemoração será pelos 39 anos do bairro do Costa e Silva. O evento acontecerá também a partir das 13h, na rua Jornalista Ney Ramalho, em frente à igreja Católica.
As duas atividades contam com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de suas secretarias e órgãos. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop).
A programação dos aniversários terá a prestação de vários serviços, apresentações artísticas e culturais, e a realização de uma feira de artesanato e produtos culinários. Durante todo dia serão oferecidos serviços como inclusão no cadastro no Programa Bolsa Família; emissão de Carteira de Trabalho; aferição de pressão arterial e teste de glicemia; oficinas de xadrez e educação para o trânsito; corte de cabelo; Ouvidoria Municipal; além da prestação de informações educativas para a população.
Entre as principais atrações culturais estarão o Grupo Anexo, Azarasamba, Douglas – A voz romântica do teclado, Os Pivetes, Raça Popular e forró pé de serra. Na segunda-feira o evento contará ainda com a parceria do Instituto Embeleze.
Segundo a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, os eventos integram o calendário de ações de cidadania para o mês de junho. Este calendário foi elaborado por todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, a partir das solicitações enviadas por associações de bairros, lideranças comunitárias e da comunidade em geral. A iniciativa da realização destas ações também surge dentro da própria Prefeitura, apoiando atividades dentro das comunidades.
Cassandra Figueiredo explicou que toda a programação das atividades já está fechada até o mês de agosto. Os interessados podem procurar a Sedes, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, para solicitar a realização do evento em sua comunidade. O pedido será analisado por uma comissão, que o agendará de acordo com a disponibilidade da Prefeitura.
O secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, destacou que estas ações são serviços oferecidos diretamente à comunidade, num trabalho que já vem sendo desenvolvido há quatro anos, advindas das necessidades de cada comunidade, como também por solicitação de suas representações. A PMJP garante espaços de diálogo com todos os segmentos representativos da sociedade, através do Orçamento Democrático, da Ouvidoria Municipal, dos Conselhos, Fóruns e outros instrumentos de construção de políticas públicas, fortalecendo assim a participação popular.