O encerramento do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa acontece na tarde deste sábado (2) com concertos comandados pela Banda 5 de Agosto e pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, que recebe o violinista Antônio Nóbrega. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Cultura.
[1]Desde o último dia 26, as igrejas localizadas no Centro Histórico de João Pessoa têm sido palco para a apresentação de artistas da música clássica de destaque nacional e internacional, levando cultura e arte para moradores e visitantes da cidade. Neste sábado, a última igreja a receber o evento será a Igreja da Misericórdia, onde se apresenta a Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto -, sob o comando do maestro Rogério Borges, a partir das 14h.
A Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto foi fundada em 1964 pelo então maestro Tenente Lucena. A partir de 2005, se vinculou à Funjope, passando a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. Atualmente, a Banda 5 de Agosto desenvolve um trabalho, principalmente, com compositores e intérpretes do Nordeste divulgando os artistas da terra.
Concerto final – O Parque da Lagoa Solon de Lucena, um dos principais pontos turísticos da Capital, será o palco para o encerramento da 5ª edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Em um palco montado na Praça da Esplanada, a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Julio Medaglia, fará uma grande apresentação a partir das 17h.
[2]O maestro Júlio Medaglia é um dos principais nomes da música erudita brasileira. Tem também intensa atividade na musica popular. Foi aluno de Pierre Boulez, Stockhausen e John Barbirolli. Fundou a Amazonas Filarmônica e dirigiu a Orquestra da Rádio de Baden-Baden e a Rádio Roquete Pinto. Atualmente, tem regido como convidado, dentro e fora do país, e atua em diversos projetos culturais. É ensaísta e colaborador de vários periódicos brasileiros, tem livros publicados como tradutor e autor. É membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Paulista de Letras.
A Orquestra Sinfônica receberá como solista o pernambucano Antônio Nóbrega, um dos mais consagrados nomes da música brasileira. No repertório, estão clássicos de Noel Rosa, Bach, além de composições próprias do solista Antônio Nóbrega.
[3]Antonio Nóbrega nasceu em Recife (PE) em 1952. Sua iniciação artística se deu através do violino. Entre 1968 e 1970 participou da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971 foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. A partir de 1976, com seu envolvimento com a da cultura popular brasileira, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e música. Atualmente se dedica a escrever uma obra ensaística sobre a dança brasileira e prepara mais um novo espetáculo.
Festival – O Festival Internacional de Música Clássica está na 5ª edição. Este ano, o evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano).
Serviço:
Encerramento do Festival Internacional de Música Clássica
Concerto da Banda 5 de Agosto
Local: Igreja da Misericórdia
Horário: 14h
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Júlio Medaglia e solo de Antônio Nóbrega
Local: Parque da Lagoa Solon de Lucena
Horário: 17h
Entradas gratuitas