[1]As exposições Naif Feminino (coletiva) e Retalhos Parahybanos (individual) permanecem em cartaz na Estação Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h até 18h, e sábado, domingo e feriado, das 10h até 19h.
Participam da coletiva “Naifeminino” as artistas plásticas Analice Uchoa, Célia Gondim, Marby Silva e Val Margarida. No local, o público encontra 33 obras em acrílica sobre tela, em que mostram as várias facetas do universo da cultura popular representada na arte naif (do francês, arte ingênua), estilo que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. É um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular. O artista naif é marcadamente individualista em suas manifestações mais puras do cotidiano popular.
Outra exposição em cartaz é Retalhos Parahybanos, de autoria do fotógrafo hispano-brasileiro José Herrera, em que lança um olhar diferente sobre as fachadas dos prédios do Centro de João Pessoa. No espaço, o visitante encontra 15 fotografias impressas em papel “fine art”, que oferece ao observador uma sensação de realismo, em que a fotografia e pintura se misturam.
José Herrera contou que João Pessoa tem mais de quatro séculos de existência e ainda preservar as edificações coloniais. “Nesta série lanço um olhar para a cidade da primeira metade do século XX. Por isso, faço referências ao nome da capital desse momento histórico”, comentou Herrera.
[2]
As imagens desta série mostram uma visão panorâmica da Rua Maciel Pinheiro e arredores com recortes de janelas, portas, fachadas e outros. “Enfatizo uma arquitetura vernacular que caracteriza um modo de viver e intervir no espaço urbano”, contou o artista.
As exposições permanecem em cartaz até o dia 5 de maio de 2019 (terça-feira).
SERVIÇO:
EXPOSIÇÕES: NAIF FEMININO (coletiva) E RETALHOS PARAHYBANOS (individual)
Até 5 de maio
Local: Rampa e hall do prédio administrativo
Mais informações: 3214-8270 ou 3214-8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb [3]
CONTATO PARA IMPRENSA
Larissa França (curadora): 9 8690- 0179