- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Emlur coleta cerca de 20 toneladas de equipamentos eletrônicos em 2019

Aproximadamente 20 toneladas de lixo eletrônico terão destinação correta e voltarão à cadeia produtiva na Capital no inicio deste ano. Durante o ano de 2019, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recebeu esses equipamentos nos cinco pontos de disponibilizados na cidade de João Pessoa.

“Todos os equipamentos coletados nos nossos pontos são repassados a empresa Ecobras, parceirapreparada para fazer a triagem e a destinação adequada aos componentes eletrônicos coletados paraque esse material retorne à cadeia produtiva”, explica a engenheira ambiental Marcella Medeiros, chefe da Divisão de Reciclagem da Emlur. A Ecobras tem sede no município do Conde.

Marcella Medeiros adverte a população sobre os riscos a saúde para aqueles que manusearem esses materiais sem equipamentos de proteção. “Esses equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) que podem contaminar o solo e o lençol freático, além do risco de provocar doenças graves aqueles que tenham contato com esses produtos sem o uso de EPI (equipamentos de proteção individual)”, explica.

Pontos de coleta – Nos pontos de coleta, a população pode deixar aparelhos de TV, ar condicionado, geladeira, ventilador, batedeira, sanduicheira, micro-ondas, aparelhos de celular, monitores, componentes de computadores e seus periféricos ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.

Cata Treco – Em casos de aparelho de grande porte, difíceis de transportar, a Emlur disponibiliza o serviço do ‘Projeto Cata Treco’, que recolhe o aparelho na residência do usuário gratuitamente. É só agendar por meio do Teleatendimento – Alô Limpeza – 3214-7628/3214-7660.

Os pontos de coleta funcionam no horário de expediente do serviço público municipal – de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira– exceto feriado.

Pontos de Coletas

 

[1]