O Setor Psicossocial da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou na manhã desta quarta-feira (14) uma atividade abordando o tema Alcoolismo e suas implicações sociais, profissionais e emocionais para 20 monitores que fiscalizam o trabalho dos agentes de limpeza na Capital. A palestra aconteceu na sala de treinamentos, localizada na própria sede da empresa, e foi apresentada pelos psicólogos Vital de Queiroga, chefe do setor, e Maria das Graças Meire. Além dos monitores, está previsto que os 59 encarregados das turmas de limpeza participem de palestras com a mesma temática, que acontecerão nos dias 29 de abril, 05 e 12 de maio.
Segundo o chefe do Setor Psicossocial, Vital de Queiroga, o objetivo da atividade é informar aos monitores sobre o alcoolismo, para que eles identifiquem possíveis dependentes e os encaminhem para tratamento. Além de pessoas no trabalho, os monitores poderão identificar pessoas que sofrem com o problema de alcoolismo entre os amigos ou mesmo dentro de suas próprias famílias, explicou.
O psicólogo destacou a importância de mostrar para as pessoas o que é o alcoolismo, para que preconceitos sobre o tema sejam quebrados. As pessoas devem enxergar o alcoolismo como uma doença, destacou. A Emlur possui um grupo de alcoólicos anônimos (AA) chamado de Limpando a Mente, que existe há 10 anos. O grupo trabalha especialmente com agentes de limpeza e servidores da Emlur que sofrem com o problema.
O Setor Psicossocial também está preparando atividades com os temas DSTs, família, cidadania, entre outros assuntos voltados para a saúde básica. Ainda dentro da atividade, nesta quinta-feira (15), às 14h, na sala de treinamento, será exibido o filme 28 dias, que aborda o processo de desintoxicação de uma mulher viciada em álcool.