A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza nesta quarta-feira (15) sua festa de confraternização natalina. O ponto alto será o tradicional Auto de Natal, que vai trazer aos servidores e convidados uma reflexão sobre o verdadeiro espírito natalino.
O evento acontecerá na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e terá início às 18h com a apresentação da Chegança do Grupo de Cavalo Marinho Infantil João do Boi, acompanhado do teatro Agentes da Alegria, do Coral e do Baticumlata, que fazem parte do projeto cultural Catadores de Artes, mantido pelo órgão.
Para entender melhor As cheganças são danças dramatizadas que acontecem durante o ciclo de Natal e o Cavalo Marinho é um folguedo do universo folclórico nordestino, que consiste em uma variação do bumba-meu-boi e faz parte dos festejos natalinos, prestando homenagem aos Três Reis Magos.
Este ano, a peça do Auto de Natal intitulado O Natal dAgente vai mostrar, em teatro de bonecos, um diálogo entre os agentes de limpeza Bastião e Zefinha, que trará uma mensagem sobre o verdadeiro espírito natalino. O espetáculo tem direção de Mônica Macedo e Valesca Rique. Os cenários foram confeccionados pelo artista plástico Elioenai Gomes e a direção musical conta com a participação especial do maestro Carlos Anísio, da maestrina Fátima França e do músico Zé Guilherme, que comanda o Baticumlata.
Após a apresentação do teatro de bonecos, acontece a encenação do nascimento de Jesus, com a participação do Grupo de Dança Infanto-juvenil do Teatro Santa Rosa.No encerramento da festa, o grupo de Cavalo Marinho guiará, em procissão, os servidores da Emlur e convidados para o terraço da Estação Cabo Branco, onde será servido um coquetel. Um vídeo mostrará as ações realizadas este ano pela Autarquia.
Para o superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga, a confraternização natalina tem por finalidade demonstrar a gratidão da direção pelo esforço e empenho dos servidores, que trabalham durante todo o ano para deixar a cidade mais limpa e organizada.
Doações As comemorações natalinas da Emlur serão encerradas no dia 21 de dezembro com a entrega dos donativos arrecadados pelos funcionários para o Hospital Padre Zé e para a Vila Vicentina. Na ocasião haverá apresentação de um casal de dançarinos da Fundação Centro Integrado de Apoio Ao Portador de Deficiência (FUNAD), com a participação especial da maestrina Fátima França e do servidor da Autarquia, Vital Queiroga, no hall da empresa.