- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Emlur recolhe cerca de 350 toneladas de lixo na orla após réveillon

[1]A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolheu em torno de 350 toneladas de lixo desde a noite do último sábado (31) até a manhã desta segunda-feira (2) em tempo recorde. O trabalho foi feito em todo o litoral de João Pessoa, da praia do Sol até a do Bessa, e continuará em execução durante os finais de semana de janeiro, nos eventos culturais da cidade no Busto de Tamandaré e no Ponto de Cem Réis.

De acordo com o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac), José Antônio de Araújo, foram mobilizados mais de 750 agentes na operação do réveillon, considerando os da própria Emlur e os das três empresas prestadoras de serviços. “Nossa ação foi feita antes, durante e após os shows e conseguimos alcançar a meta de deixar a praia limpa até às 7h da manhã desta segunda-feira, o que representa um recorde para a Emlur”.

Além da coleta de resíduos, a autarquia disponibilizou um veículo para tratar da higienização da areia. “O veículo é como um trator, que retira da areia resíduos muito pequenos, que não são retirados na coleta manual”, explica José Antônio de Araújo. Segundo ele, o veículo circulou pela parte de maior fluxo de pessoas, que vai do Busto de Tamandaré até o Hotel Tambaú.

O diretor do Devac destaca que toda a ação de final de ano foi realizada sem prejudicar a coleta regular de resíduos dos bairros da Capital. O horário sofreu alterações no dia 31 de dezembro, mas o serviço não deixou de ser realizado.

José Antônio afirma que a quantidade de resíduos chega a triplicar nos locais onde há eventos, mas garante que isto não s [2]erá problema. “A Emlur já elaborou um cronograma para atender todos os shows da Estação do Som neste verão. Intensificaremos a limpeza do Ponto de Cem Réis e do Busto de Tamandaré do dia 6 até o dia 28”, frisa ele.

Conscientização – A Emlur também faz um trabalho de conscientização e educação nas praias da Capital durante todo o verão. “Nós abordamos as pessoas nas praias, mostrando como deve ser feito o descarte dos resíduos e temos tido uma resposta muito positiva das pessoas”, diz o diretor do Devac.

 

[3]