- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Equilíbrio do Ser completa um ano de funcionamento com várias atividades

Nesta sexta-feira (4), o Centro de Práticas Integrativas em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser comemora o seu primeiro ano de funcionamento, com uma programação que começa a partir das 16h. Haverá apresentações circenses, música, feira orgânica e de artesanato e atividades realizadas pelos usuários. O Cpics Equilíbrio do Ser se localiza no bairro dos Bancários, próximo ao Shopping Sul.

As práticas alternativas são também conhecidas como medicina alternativa e saúde holística e estimulam o indivíduo a tirar o foco da doença e colocá-lo em si mesmo. “O conjunto de terapias que convergem na visão completa do homem, considerando a saúde no âmbito mental, espiritual e físico, é a proposta do Equilíbrio do Ser”, disse Andréa Carrer, diretora geral do Cpics dos Bancários.

Em um ano de atividades, o Equilíbrio do Ser abriu 4.910 prontuários, realizou 15.300 atendimentos (7.280 consultas individuais e 8.020 vivências coletivas). As práticas mais procuradas no centro, segundo Andréa, são acupuntura, massoterapia e ayurvédica, entre as individuais, e tai chi chuan, yoga e biodança, entre as coletivas.

Atendimento gratuito – O acesso ao Cpics Equilíbrio do Ser pode ser feito tanto por iniciativa própria como por encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USFs). Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão passa por uma escuta individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita.

Política em saúde alternativa – Em 2006, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, pela Portaria nº. 971, de 3 de maio. Em João Pessoa, a Lei municipal de nº. 1.665, de julho de 2008, implementou essa proposta na rede de saúde.

Equilíbrio do Ser – 1º semestre de 2013

 

Programação do aniversário do Cpics Equilíbrio do Ser:

16h – Harmonização (acolhimento dos convidados pela equipe)

16h15 – Plantio de uma árvore no jardim externo (praça), demarcando um ano de existência do serviço

16h20 – Apresentação dos usuários de Danças Circulares

16h45 – Apresentação do Grupo Musical Caravana

17h30 – Apresentação de áudio visual com depoimentos de usuários e equipe e apresentação de dados quantitativos e qualitativos sobre o primeiro ano de funcionamento do Cpics

17h50 – Apresentação da música comemorativa pelo Coral Equilíbrio do Ser

18h – Lanche coletivo e práticas coletivas abertas:

19h30 – Harmonização de encerramento

 

Na praça, haverá tendas de feira orgânica e de artesanato e apresentações circenses.

 

 

[1]