Alimentação saudável e consciente mais uma vez é tema de atividades nas escolas da rede municipal de ensino. Com o tema Segurança alimentar mundial: os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) deu início nesta segunda-feira (13) à programação da Semana Mundial da Alimentação. A ação acontece nas 91 escolas e 35 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e até sexta-feira (17) serão promovidos debates, mostra sobre experiências de sucesso, palestras, vídeos e pesquisas, tendo a alimentação como foco central.
A atenção especial para a alimentação escolar já vem sendo estimulada por meio de várias atividades realizadas na rede municipal. Entendendo a hora da merenda como um momento educativo, os alunos são sempre levados a refletir sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
Cada unidade de ensino preparou uma programação especial para ser realizada durante toda esta semana. As atividades estão acontecendo de acordo com a vivência de cada comunidade escolar, ressaltando as ações que são vivenciadas ao longo do ano em cada escola e Crei.
Na Penha A programação da Escola Municipal Antonio Santos Coelho, localizada na Praia da Penha, acontece nesta terça-feira (14) durante todo o dia. No turno da manhã será realizado um debate público sobre o tema central da Semana Mundial da Alimentação. Em seguida os alunos irão realizar uma exposição de todo o material produzido. O teatro também fará parte das atividades na Antonio Santos Coelho. Fantoches serão utilizados para mostrar aos alunos como podem ser envolvidas essas discussões no cotidiano. Para encerrar o turno da manhã, será apresentado um biodigestor, aparelho que transforma lixo orgânico em gás metano.
No turno da tarde as atividades começam a partir das 14h, com uma palestra envolvendo a temática e discussões do tema nas salas de aula. Em seguida será realizada uma oficina, na qual os alunos irão produzir cartazes com base no tema Os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia. Todas as produções serão expostas na própria escola.
Sabão ecológico Já a Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro Alto do Mateus, concentrará suas atividades nesta quarta-feira (15) das 13h às 17h. O reaproveitamento de materiais será o foco da ação. Com um projeto que já está acontecendo desde o início deste ano, os alunos realizarão a transformação do óleo de cozinha saturado em sabão ecológico.
Empreendedorismo e consciência ecológica são os dois focos da ação, que busca reaproveitar o óleo utilizado para produção da merenda escolar e transformá-lo em sabão que será usado na cozinha da escola. Inicialmente nós estamos reaproveitando apenas o material utilizado na escola, mas o objetivo maior é que o projeto se expanda e que os alunos comecem a produzir o sabão ecológico nas suas casas, fomentando assim novas formas de geração de renda, comentou o professor Francisco Conrado, gestor da escola João XXIII.
A Semana Mundial da Alimentação é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e na Capital está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP).