[1]Uma boa oportunidade de conhecer mais sobre o universo literário e de ler novos livros é participar do projeto Troca de Livros e Conhecimento da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A atividade, que acontece de terça a sexta-feira das 9h às 17h na Sala de Práticas Educacionais, vizinho ao estacionamento, possui entrada gratuita e é direcionado ao público de todas as idades.
O projeto é uma biblioteca literária, que foi montada com livros adquiridos em campanhas de doações feitas em redes sociais, com o objetivo de promover trocas permanentes de livros para o público.
Como Funciona? – O “Troca de Livros e Conhecimento” é uma biblioteca de trocas, ou seja, o visitante traz consigo uma obra literária e pode escolher outro livro disponível para levar para casa.
Segundo a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, o projeto agrega mais valor aos programas já existentes na Casa ligados a literatura. “Nós já temos mensalmente o ‘Varal Poético’, a ‘Roda de Leitura’ e outros projetos voltados para esta área. A biblioteca do ‘Troca de Livros e Conhecimento’ proporciona a chance de os visitantes levarem para casa a cultura adquirida na Estação”, comentou.
A biblioteca do projeto está em funcionamento desde setembro de 2012 e já conta com um acervo de mais de mil livros, todos disponíveis para troca. É importante ressaltar que os interessados em participar podem ir a Estação Cabo Branco a qualquer momento, já que a atividade está sempre aceitando doações de livros literários.
[2]
Obras consagradas da literatura mundial compõem as estantes do projeto como “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald e “Amor Nos Tempos do Cólera”, de Gael Garcia Márquez. Autores nacionais também estão presentes, como Monteiro Lobato, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Clarice Lispector. “A variedade de obras em nosso acervo é incrível. Temos, inclusive, livros em braile”, conta a Educadora e idealizadora do projeto, Maria Hawley.
A biblioteca é formada inteiramente de livros doados, mas é preciso estar bem conservado, sem páginas faltando ou rasgado. “Já chegamos a receber em uma só doação 150 livros, incluindo duas grandes coleções com diversos autores como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Machado de Assis. Recebemos uma doação de 1.200 marcadores de livros e até um violino”, comentou a organizadora do projeto, Maria Hawley. É importante lembrar que o projeto recebe somente livros literários.
Serviço:
Projeto Troca de Livros e Conhecimento
Horário: Terça a sexta-feira – 9h às 17h
Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Fone: 3214.8303 / 3214.8270
Entrada gratuita
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco