[1]A Avenida Duarte da Silveira ficou lotada durante toda a manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, onde as pessoas prestigiaram o Desfile Cívico Militar. Desfilaram escolas da rede pública e privada, órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tropas federais e estaduais, órgãos de segurança pública, entidades de classe e grupos de portadores de necessidades especais.
A Guarda Civil Municipal foi às ruas acompanhada da Banda 5 de Agosto, da PMJP. Desfilaram cerca de 170 guardas representando toda a instituição. Foram utilizadas 12 motocicletas, 13 veículos, entre eles uma van de transporte de efetivo e um ônibus de vídeo monitoramento, além de bicicletas que são utilizadas no patrulhamento da orla.
[2]Quem também desfilou foram as escolas municipais Ubirajara Targino Botto (Cristo), Augusto dos Anjos (Cristo), Padre Pedro Serrão (Cristo), Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas), Santos Dumont (Varadouro) e João XXIII (Alto do Mateus). Um momento de muita emoção para a aposentada Jacira Bandeira Camila Sousa que prestigia os desfiles há mais de 10 anos. “Eu estou muito feliz. Todo ano é uma emoção diferente porque eu relembro minha época de estudante e que também participava desfilando. Está tudo muito bonito”, disse com alegria.
No dia 16 de setembro, às 9h, se encerra a Semana da Pátria das escolas da rede municipal, com desfile cívico no bairro do Valentina, na Rua Avelina dos Santos.
[3]A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres desfilou pela primeira com o objetivo de proporcionar uma maior visibilidade às ações, campanhas e serviços implantados desde sua criação, como a ‘Ronda Maria da Penha’.
A Superintendência de Mobilidade Urbana levou para a avenida em torno de 15 agentes de trânsito em carros, motos e viaturas. Quem também desfilou foi o Samu, Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Educação Municipal e Emlur.
“Essa é a data da Independência do Brasil. Isso tem um valor enorme para gente que acreditamos no Brasil. E o nosso futuro está aí na avenida, em cada jovem, em cada trabalhador que por aqui passa”, disse emocionado o aposentado Severino Ramos dos Santos.