Nem a chuva que caiu na Capital durante a noite desta quarta-feira (5), desanimou o público presente ao encerramento da Festa das Neves 2009. O evento contou com grandes shows do guitarrista Beto Tavares, além do cantor e compositor Amandí Cortez, e ainda a banda Tuareg’s, além das atrações da Cultura Popular e apresentações de artistas e grupos voluntários, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultura (Funjope).
O guitarrista Beto Tavares, acompanhado da banda formada pelos músicos Mateus Andrade (contrabaixo), Marcos Geriz (teclado) e Dainha (bateria), foi a primeira atração da noite, no palco da Rua Odon Bezerra. O artista mostrou todo o seu talento com a guitarra, tocando belíssimos solos e composições, numa fusão de ritmos que agrega o rock com a música regional, baião, maracatu e frevo.
Em seguida, subiu ao palco Amandí Cortez, mostrando uma musicalidade bastante sensível e universal, além de uma forte presença de palco. O músico, nascido em João Pessoa e criado em Catolé do Rocha, no sertão paraibano é acompanhado em seus shows por uma legião de fãs e nesta oportunidade não foi diferente. O músico revelou a sua satisfação em participar da festa das Neves. Pra mim, este é um momento muito especial, porque eu nasci nesta cidade e vi de perto essa festa tradicional desde a minha infância. Já na minha adolescência, tive a ambição de já querer cantar e tocar neste evento, por isso, digo que a Festa das Neves fez e faz parte da minha formação e da minha vida, revelou.
Já passava das 23h, quando teve início o último show da edição deste ano da Festa das Neves, com a banda Tuaregs relembrando composições da jovem guarda e ainda rits que marcaram várias gerações. Durante o primeiro bloco do show, a banda fez uma homenagem ao cantor Roberto Carlos, pela passagem dos seus 50 anos de carreira. A banda apresentou um repertório dançante com axé, sambas, boleros e pop-rock. Ao final do show, a banda homenageou o aniversário da capital, cantando junto com o público, o tradicional Parabéns pra você.
Projeto Arte Viva Este é o titulo da exposição do artista popular Pedro Vilarim, que esteve em cartaz durante toda a Festa das Neves, encantando adultos e crianças, com peças artísticas que trazem cenas do cotidiano em movimento, a exemplo de uma maquete, em referência a Cidade da Parayba, no ano de em 1830, ou ainda, um palco totalmente iluminado e sonorizado com uma banda de forró tocando. O artista, que enveredou nesta atividade artística há 15 anos, revela que as peças desta exposição, passaram seis meses para serem construídas.
No palco da Cultura Popular Eu entro no samba com minha garota. Foi com este coco de domínio público que a coquista Dona Lenita, acompanhada da sua banda com caixa, tarol e ganzá, além de mais trinta dançarinos do Coco de Roda Novo Quilombo, da comunidade de Gurugi, do município do Conde, deu um verdadeiro show de tradição e musicalidade nordestina. Embalado pela voz encorpada da mestra Dona Lenita, o grupo juntou-se as pessoas que entravam na roda, formando um grande circulo de dançantes, numa interação entre público e artistas.
O Boi de Reis Estrela do Norte, comandado pelo Mestre Pirralhinho mostrou todo o colorido e o brilho dos grupos populares. O folguedo é composto por 23 brincantes. A parte musical fica por conta da banda formada por Maciel (banjo), Henrique Gonçalves (pandeiro), Inácio Soares (triangulo) e Maria Estela e Zé Roberto (vocais). Os personagens Jaraguá, Margarida, bode e o boi são atrações à parte, além do Mateus, que está presente em vários folguedos populares e é bem conhecido pelo seu caráter cômico.
A Quadrilha Junina Fazenda Lampião, campeã do último Festival de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro e do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, realizado na cidade de Guarabira. O grupo, que utiliza um figurino confeccionado com algodão colorido, foi bastante aplaudido pelo público.
Cordel A Tenda do Cordel, instalada na Praça Dom Adauto, foi outra opção de contato com as raízes culturais nordestinas. O espaço proporcionou a comercialização de mais de 600 livretos de cordéis, de diversos cordelistas paraibanos, além de CDs e DVDs de artistas e grupos. A segurança foi outro ponto alto da festa, uma vez que não houve ocorrências policiais de maiores proporções. Merece destaque a presença massiva da Polícia Militar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Juizado de Menores, além dos diversos profissionais de diferentes órgãos municipais, a exemplo dos agentes da Empresa de Limpeza Urbana (EMLUR), responsáveis pela limpeza do local.