A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá sequência à política urbana de restauração dos Mercados Públicos da Capital na reta final da obras de recuperação do Galpão II do Mercado Central, no qual serão comercializados produtos como laticínio, frango e peixe. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a previsão é que após a conclusão da obra, prevista para o mês de abril, seja iniciada a restauração do Galpão III. As intervenções fazem parte das obras da terceira etapa de reconstrução do Mercado Central.
Segundo informações do engenheiro fiscal, Henrique Lott, após a conclusão do serviço a obra deverá ser repassada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a quem cabe relocar os comerciantes do Galpão III para o II. Após a desocupação, a Seinfra dará início à recuperação do Galpão III. Atualmente os serviços estão concentrados na instalação dos quadros elétricos e colocação de cerâmica, granito, acessórios e portas dos boxes.
Os galpões II e III vão abrigar 120 boxes para a comercialização de frangos, laticínios, peixe e carnes vermelhas. No momento, esses comerciantes estão acomodados no Galpão III e a distribuição definitiva dos boxes ocorrerá após a conclusão das obras.
Nesta terceira etapa do projeto estão previstas ainda a construção de um posto policial, um centro de inclusão digital e a urbanização do mercado, além de uma área para carga e descarga. Os investimentos somam cerca de R$ 3 milhões.
Restauração O Governo Municipal iniciou a restauração do Mercado Central em 2006 e vem resgatando toda a infraestrutura para dar melhor funcionalidade ao local. Nas etapas anteriores foram restaurados dois pavilhões para comercialização de frutas e verduras, reformados os galpões I e V, onde estão instalados a Administração e o comercio de cereais, além da construção da Praça da Alimentação e mais oito lanchonetes no Galpão I.
São R$ 11 milhões de investimento e cerca de 1.200 comerciantes beneficiados. Comerciantes e usuários ganharam com higiene, organização, segurança, ventilação e acessibilidade. A última etapa vai contemplar a recuperação do prédio do antigo Sacolão.
Recuperação dos mercados:
Mercado do Peixe (Tambaú) (executado)
Mercado do Bessa (executado)
Mercado do Valentina (restaurado)
Mercado Central (em execução)
Cruz das Armas (em execução)
Mercado da Torre (a executar)
Mercado de Oitizeiro (licitação)
Mercado do Castelo Branco (licitação)
Mercado Comunitário (Mangab./Cid.Verde) (licitação)
Mercado Comunitário no Costa e Silva (licitação)