- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Gennaro e Helô Nascimento são as atrações do Sabadinho Bom

Jãmarrí Nogueira

gennaro1O sábado (20) será marcado por mais uma edição do Sabadinho Bom, projeto realizado Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). A partir das 11h, na Praça Rio Branco (no Centro Histórico da Capital), se apresentarão o sanfoneiro Gennaro e a cantora Helô Nascimento.

O sanfoneiro Gennaro fará o primeiro tempo do Sabadinho Bom e não vai tocar forró na Praça Rio Branco. O repertório terá apenas clássicos do choro, com o sanfoneiro acompanhado de violão de sete cordas, surdo e contrabaixo.

Já Helô Nascimento mostrará canções de seu novo show, o “Samba Afinadinho”, em que expõe o seu lado lírico nas composições feitas em parceria com o cantor e compositor carioca Maurinho Procópio.

Gennaro Sanfoneiro – Grande sanfoneiro alagoano, Gennaro ganhou sua primeira sanfona aos 12 anos de idade. Já gravou e dividiu palco com os grandes nomes da música brasileira, como Orlando Silva, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Severo.

Em apresentações em bares, na noite, tocou rock, bossa nova e MPB. Participou de shows de diversos artistas, inclusive Zé Ramalho e Amelinha. Hoje morando em Recife, é muito requisitado em gravações como instrumentista e arranjador.

Além de músico é também cantor, compositor, com assinatura em arranjos de sanfona, tanto para composições de sua autoria quanto para composições de outros artistas, a exemplo Flávio José, Zé Ramalho, Mestre Zinho, entre outros forrozeiros de primeira linha da Música Popular Nordestina e Brasileira.

helo nascimento3Helô Nascimento – Helô é mais uma da nova safra de intérpretes locais a levantar a bandeira do samba-raiz e MPB. Nas suas apresentações, dá vez aos guardiões dos clássicos, como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Clara Nunes, Maria Bethânia e Elis Regina. No momento, ela está focada na gravação do seu EP autoral, a ser lançado ainda este ano.

Sambista “desde criança”, como diz, Helô teve como maior inspiração o avô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca. Amante da MPB e dos batuques afro, Helô é uma apaixonada declarada pela Velha Guarda da Portela. Integrou os grupos Uskaba e Batuque de Saia, quando, desde 2011, optou por seguir carreira-solo e lançou a sua primeira música de trabalho, “O Samba é Minha Raiz”.

[1]