Os grupos de dança do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) dos bairros de Mandacaru (Arte e Movimento) e Funcionários II se apresentam neste domingo (22), a partir das 17h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Os grupos fazem parte do Peti do município de João Pessoa e são coordenados pelos educadores Gilvânia Fernandes e Rosália da Hora.
O primeiro a se apresentar é o Arte e Movimento, com xaxado, xote e baião. O grupo surgiu do desejo de professores de educar através da arte, com o objetivo principal de valorizar a cultura nordestina, na maioria das vezes esquecida, e, ao mesmo tempo, facilitar a absorção de conteúdos pedagógicos. O Arte e Movimento tem apenas dois anos de atividades e é composto por 24 crianças e adolescentes, que são assistidos pelo Peti.
O segundo grupo a se apresentar é o do Centro de Referência do Bairro Funcionários II, que conta com 12 integrantes, crianças e adolescentes também assistidos pelo Peti. O grupo surgiu com o mesmo objetivo de educar através da arte e vai apresentar a dança da lapinha. O figurino das danças foi confeccionado pelas mães dos participantes, que também ajudaram os educadores na concepção dos passos tradicionais da lapinha e do xaxado.
A chefe da Divisão de Programas e Atividades, Glaúcia Araújo, informou que caso chova as apresentações do grupo serão transferidas para o auditório da Estação Cabo Branco.
SERVIÇO:
GRUPOS DE DANÇA DO PETI XAXADO E LAPINHA
Dia: Domingo (22)
Hora: 17h – Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/8270