Habitação de Interesse Social e a Qualidade do Espaço Urbano é o tema central do XII Encontro de Engenharia e Arquitetura, que será realizado neste fim de semana, no Cine Bangüê do Espaço Cultural. A secretária de Habitação Social do município de João Pessoa (Semhab), Emília Correia Lima, vai proferir palestra sobre Política Municipal de Habitação de Interesse Social. A palestra está marcada para este sábado (21), às 18h.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Élan Ferreira de Miranda, abre o encontro nesta sexta-feira, às 19h30 com o tema Programa de Habitação de Interesse Social. O evento também vai contar com a presença do arquiteto Ângelo Arruda, presidente da Federação Nacional de Arquitetos, de Mato Grosso do Sul, que vai falar sobre O Panorama da Habitação de Interesse Social no Brasil.
A programação deste sábado inclui diversas palestras e mini cursos. De 8h30 as 12h30 serão ministrados vários mini cursos. Às 14h30, a palestra é sobre Previsão de recalques produzidos por sapatas assentes em solos arenosos, com o engenheiro Luiz Carlos Silveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Às 15h30, o tema é Pontes e Viadutos Avanços Tecnológicos na Segurança Estrutural e dos Usuários, pelo engenheiro civil Carlos Henrique Siqueira (RJ), e às 16h30, Proposta para intervenções de melhoria habitacional em aglomerados subnormais, com Tarcisio Cabral da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Às 17h30, o tema é Política Municipal de Habitação de Interesse Social, com a secretária municipal Emília Correia Lima. Às 18h30, o tema Estudo comparativo em habitação de interesse social: o caso conjunto habitacional Gervásio Maia João Pessoa-PB será ministrado pelo professor do Unipê/PB, Marco Suassuna, e às 20h, está prevista a palestra Investigações Projetuais sobre habitação de interesse social: do complexo de édipo ao complexo do alemão, por Jorge Mario Jauregui(RJ).
Programação do domingo:
Das 8h30 às 12h30 Mini cursos
14h30 Palestra: Gestão de risco geológico-geotécnico em áreas de interesse social, com o professor da Universidade federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Quental Coutinho
15h30 Palestra: Uso da alvenaria estrutural racionalizada na produção de moradias econômico-eficientes, com o engenheiro civil Jonas Silvestre Medeiros (SP)
16h30 Palestra: Racionalização da construção e sua contribuição na sustentabilidade da construção, por Jonas Silvestre Medeiros(SP)
17h30 Intervalo
18h00 Palestra: Um novo olhar sobre a arquitetura de interesse social, por Alejandro Aravena (Chile) e as arquitetas Elisabetta Romano e Jovanka B. Scocuglia, como debatedoras
20h00 Mesa Redonda: Novos paradigmas para a habitação de interesse social, com os arquitetos Alejandro Aravena (Chile), Jorge Mario Jauregui (Argentina), Ângelo Arruda (MS), Zeca Brandão (PE) e coordenação do arquiteto Expedito Arruda (PB)