- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

I Festival de Vídeo Estação Cabo Branco termina neste sábado

Amantes das artes visuais estiveram presentes na mostra competitiva do 1º Festival de Vídeo Estação Cabo Branco, que teve início às 18h30 desta quinta-feira (8), estendendo-se até este sábado (10). O evento, promovido pela ‘Apalafa Produções’, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Estação Cabo Branco e Fundação Cultural (Funjope), exibirá os 22 vídeos selecionados, das 40 obras inscritas.

Na concepção do diretor do evento, o jornalista e diretor de trabalhos audiovisuais, Tiago Martins Rego, o evento agrega-se a festivais da área que acontecem em João Pessoa, como o Cineport e o Festival Aruanda. “Nós tínhamos ciência dos excelentes trabalhos que vêm sendo realizados na Paraíba. Aqui temos grandes diretores, editores e atores, cujo nível das produções não deixam nada a desejar das realizadas em outros Estados”, frisou o diretor, que é natural de Pernambuco.

Tiago Martins considera que o festival é um sucesso. Dos 40 vídeos inscritos foram selecionados 22 para concorrer aos prêmios da Mostra Competitiva. A alta qualidade dos vídeos concorrentes nos deixou muito satisfeitos e só colaborou para confirmar o que já sabíamos, que a Paraíba tem excelentes diretores e muita gente comprometida em fazer o melhor pelo audiovisual do Estado, declarou.

O Festival de Vídeo Estação Cabo Branco surge como um importante espaço de fomento à produção audiovisual paraibana, objetivando, dessa forma, a valorização das produções e de seus realizadores, além da busca pela aproximação dos jovens das escolas da rede pública municipal a estas linguagens, tendo como finalidade despertar neste público o interesse por novas tecnologias, mídias e vídeos.

Premiação – Os prêmios serão atribuídos nas categorias documentário, ficção, experimental e animação. O primeiro colocado de cada categoria receberá o valor de R$ 1.500. Haverá ainda a instituição de dois prêmios especiais, sendo um concedido pelo júri do festival em menção honrosa e outro por votação popular. Os dois prêmios terão o valor de R$ 1.000,00 cada.

Nas tardes de quinta (8) e desta sexta-feira (9) serão dedicadas às Sessões Jovens e às oficinas. À noite haverá a Mostra Competitiva de curta-metragem. O festival será encerrado neste sábado (10) com a premiação e os shows das bandas Dom Ângelo Jazz Combo (PE) e Blue Sheep (PB). A Mostra Competitiva e a Sessão Jovem ocorrerão dentro do cine-auditório da Estação Cabo Branco, que dispõe de 500 lugares. As oficinas serão realizadas em uma sala multimídia com capacidade para até 100 pessoas.

Serviço – A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, está localizada na avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano. Mais informações com Tiago Martins Rêgo (Diretor Geral) – (81) 8835.8890 / (81) 3236.6894, Breno Martins Rêgo (Produtor Executivo) – (81) 8828.8827, ou pelos endereços eletrônicos festvideocabobranco@gmail.com e www.festvideocabobranco.com.br

Confira a programação completa

09 de abril (sexta-feira)

16h30 – Sessão Jovem (Exibição de curtas digitais)
18h30 – 1ª parte da Mostra Competitiva
‘Estibordo’ – Marcelo Coutinho e Mariah Benaglia – Experimental – 8 minutos -João Pessoa.
‘Circular 1500’ – Chico Sales – Documentário – 16 minutos – João Pessoa.
‘Cânticos da criação e a cerâmica de Yukio Tsukada’ – Elisa Cabral e Laurita Caldas – Experimental – 5 minutos – Cabedelo.
‘Ninguém na cena do crime’ – Chico Dantas – Ficção – 3 minutos – João Pessoa.
‘Família Vidal’ – Diego Benevides – Documentário – 15 minutos – João Pessoa.
‘O Plano do cachorro’ – Arthur Lins e Ely Marques – Ficção – 10 minutos – João Pessoa.

20h – 2ª parte da Mostra Competitiva
‘Um fazedor de filmes’ – Arthur Lins e Ely Marques – Documentário – 20′ minutos – João Pessoa.
‘Fotomovie’ – Café Dias – Experimental – 2 minutos – João Pessoa.
‘Terra Erma’ – Helton Paulino – Ficção – 15 minutos – Campina Grande.
‘Eau de Toilette’ – Raquel Stanick – Experimental – 5 minutos – João Pessoa.
‘Lelê’ – Carlos Dowling e Shiko – Animação – 4 minutos – João Pessoa.

10 de abril (sábado)

18h – Premiação
19h – Show com Dom Ângelo Jazz Combo (PE) e Blue Sheep (PB).

[1]