[1]Com o objetivo de discutir as práticas ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e a Rede Municipal de Ensino e seus respectivos resultados, teve início nesta terça-feira (7), o I Fórum Municipal de Educação Ambiental. O evento, que segue até esta quarta-feira, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Educação e Cultura (Sedec).
A mesa de abertura do evento contou com as presenças do Secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto; do Secretário Adjunto da Semam, Djalma Pereira; da representante da Secretaria de Educação e Cultura do município, Maria Auxiliadora Dantas; do Presidente do Grande Oriente do Brasil, o Grão-Mestre Geraldo Alves; e do Presidente da Comissão de Direitos Ambientais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pedro Nóbrega.
[2]Abelardo Jurema Neto afirmou que não se pode falar em meio ambiente sem falar em educação e que, por isso, a Semam e a Sedec caminham juntas. “Este fórum significa proporcionar, principalmente aos jovens e crianças que estão crescendo agora e vislumbrando a educação, que eles podem contribuir, de uma forma muito mais significativa, para a sustentabilidade, a boa qualidade de vida, e para uma João Pessoa cada vez melhor. São eles que aprendem e repassam para seus colegas de turma essa bela mensagem, que é a da importância da dualidade, da parceria do meio ambiente com a educação”, frisou.
Durante o evento, foram apresentados trabalhos dos profissionais e dos alunos das escolas e creches, exibindo os projetos exitosos, como também apresentações artísticas com temas sobre preservação do meio ambiente.
[3]Maria Auxiliadora, representante da Sedec, ressaltou a importância de que a sociedade, em geral, tome ciência de que as crianças da Rede Municipal de Ensino estão respeitando e cuidando do meio ambiente, como também a importância da parceria dessas secretarias. “É um casamento que não pode ser dissolvido, estamos juntos há mais de 15 anos e até hoje essa união não foi rompida. Continuamos juntos, firmes e fortes lutando por um ambiente mais justo, mais equilibrado e mais saudável”, afirma.
O Fórum terá prosseguimento nesta quarta-feira (8), na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, com a seguinte programação:
ABERTURA – 08h30 – ECOCINE
PALESTRA: Sustentabilidade Ambiental – 09h00 – 09h15- Prof. Luís Lima Leite, Educador Ambiental CEPAM /SEMAM
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS:
- 09h15 – 09h30 – Prof.ª Djanira Barros da Silva Oliveira – Crei Manuel Soares (Farmácia Viva)
- 09h30 à 09h45- Prof.ª Maria de Fátima Santos – Escola Agostinho da Fonseca
- 09h45 – 10h00- Profª Maria de Lourdes L. e Silva – Esc. D. Marcelo Carvalheira (Mandala)
PALESTRA: Compostagem- (Resíduos Sólidos)- 10h00 – 10h15 – Prof. Carmelo Edson da Nóbrega – Coordenador Viveiro Municipal
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS
- 10h15 – 10h30 – Prof.º Watson Alves e Profª Vanessa – Escola Darcy Ribeiro
- 10h30 – 10h45 – Prof. Tanilson Enedino da Silva – Escola João Gadelha
INTERVALO – 10h45 – 11h00- ECOCINE
PALESTRA – Tráfico de Animais Silvestres – 11h00 – 11h15 – Jair Azevedo – Diretor do Parque Arruda Câmara – BICA / SEMAM
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
- 11h15 – 11h30 – Neide Martins – Diretora do Centro de Estudos e Prática Ambientais – CEPAM
- 11h30 – 11h45 – Prof. Watson Alves – Darcy Ribeiro
ENCERRAMENTO – 11h45 – 12h30 – Teatro de fantoches – CEPAM / EA / SEDEC