Cerca de 800 pessoas estão participando diariamente da ‘I Mostra de Saúde da Família’, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que acontece até esta sexta-feira (2) no Tropical Hotel Tambaú. O evento tem o objetivo de debater temas sobre a promoção à saúde, participação popular, vigilância em saúde e práticas integrativas e complementares.
[1]Um dos destaques desta quinta-feira (1°) foi o debate sobre os novos desafios da Atenção Básica, com a participação de Heider Pinto, Diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira.
Além do debate, foram avaliadas as redes de saúde, a clínica ampliada, a integralidade, a assistência farmacêutica e o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas. “A partir desses temas vamos poder repensar as práticas de saúde e resignificar a relação dos vínculos entre trabalhadores e usuário. No período da tarde foram apresentadas às experiências de sucesso sobre os 11 anos da implantação da atual rede de atenção à saúde”, destacou Tâmara Guedes, diretora de Atenção à saúde da SMS.
O evento reúne cerca de 50 palestrantes convidados de diversas entidades, com o intuito de discutir 142 trabalhos inscritos. As palestras acontecem das 8 ás 18h. O encontro, que foi aberto na noite desta quarta-feira (31), comemora os 11 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família e tem como público alvo trabalhadores da rede SUS João Pessoa, alunos e professores das instituições de ensino que integram a Rede Escola, além de convidados.
Os palestrantes são da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), da Faculdade de Ciências
[2]Médicas, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip) e da Escola de Enfermagem Materdei. O encontro tem o apoio dos Técnicos da Diretoria de Atenção a Saúde, Distritos Sanitários, Apoio Matricial e Universidade Federal da Paraíba.
Paralelo a ‘I Mostra de Saúde da Família’, a SMS promove também o II Encontro da Rede Escola, com o intuito de reunir os atores envolvidos na construção dessa rede. Os dois eventos reforçam a necessidade de criar momentos interinstitucionais de debate sobre políticas públicas de saúde, Sistema Único de Saúde, formação de profissionais para o SUS e integração de ensino, serviço e comunidade.
Atribuições – A Estratégia de Saúde da Família tem a potencialidade de organizar a atenção básica à saúde sob a ótica da aproximação dos serviços com a realidade social na qual estão inseridos os seus usuários. A I Mostra é realizada em cumprimento à meta de promover espaços de troca de experiências na atenção básica contemplando a qualificação dos processos de cuidado, de gestão, de promoção da saúde, de mecanismos de participação popular e controle social.