Nos dois primeiros dias de atendimento, 700 pessoas inscreveram-se no programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã da Prefeitura de João Pessoa. O projeto oferece 6 mil vagas para cursos de qualificação profissional em 19 áreas do mercado de trabalho. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes Pereira, a expectativa é de que o número de inscrições supera o de vagas.
Os candidatos passarão por uma seleção prévia, que levará em conta o grau de necessidade do inscrito e se ele está adequado às exigências do programa, explica Nunes. O prazo de inscrição começou na quinta-feira (10) e os interessados têm até o dia 31 de março para comparecer ao Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, sempre das 8h30 às 17h (sem intervalo para almoço).
Quem pode participar Pode participar do programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos, que morem em João Pessoa, tenham renda familiar de até meio salário mínimo per capita, estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio. Não serão aceitos alunos que já estejam fazendo Universidade ou que tenho emprego com carteira de trabalho.
Além de melhorar as chances de emprego, os alunos terão direito a uma bolsa de R$ 600 (divididos em seis parcelas de R$ 100), transporte, alimentação, fardamento e material didático. Para se inscrever é necessário apresentar xerox e original da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor, da carteira de trabalho, do certificado de reservista (no caso dos homens), de um comprovante de residência (com CEP) e da declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do curso de Ensino Médio.
Documentos necessários para inscrição (xerox)
– Carteira de identidade
– CPF
– Título de eleitor
– Carteira de trabalho
– Declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do curso de Ensino Médio
– Certificado de reservista (para homens)
– Comprovante de residência (com CEP)
Arcos ocupacionais do Juventude Cidadã 2011
Administração
Agroextrativismo
Alimentação
Beleza e estética
Comunicação e Marketing Social
Construção e reparos (revestimentos e instalações)
Educação
Esporte e lazer
Gráfica
Joalheria
Madeira e móveis
Meio ambiente
Metalmecânica
Saúde
Serviços domiciliares
Telemática
Transporte
Turismo e hospitalidade
Vestuário