As secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec), mais a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), entregaram nesta quinta-feira (23) o kit educativo do projeto Educanvisa aos professores das escolas municipais Agostinho Fonseca Neto, no Cristo Redentor, e Cantalice Leite Magalhães, no Bairro das Indústrias. A entrega da cartilha A turma do Doca – À procura da Senhora S e os jogos educativos A Trilha da Saúde e o Jogo da Memória foi realizada pela manhã na Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães.
Durante o evento, que contou com a participação da gerente de propaganda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cláudia Guimarães, alunos das duas escolas mostraram através de música, teatro, dança e trabalhos educativos o que aprenderam durante o ano sobre higiene pessoal, prevenção da doenças, alimentação saudável e uso racional de medicamentos. Cláudia informou que a Anvisa está distribuindo a professores de várias escolas do País cartilhas e jogos educativos como forma de dar continuidade ao desenvolvimento do projeto Educanvisa. Em João Pessoa foram entregues 900 cartilhas e 90 jogos para que os professores incluam como complementação do desenvolvimento do projeto.
De acordo com a diretora da agência nacional, a proposta dos jogos é fazer com que as crianças de maneira lúdica e divertida aprenda sobre temas de saúde, alimentação saudável, uso racional de medicamentos. O resultado tem sido bastante positivo, a exemplo do que pode ser visto nas apresentações e trabalhos das próprias crianças, ressaltou.
A Gerente de Vigilância Sanitária (GVS), Jailma Porto, avaliou de forma de forma positiva este primeiro ano do Educanvisa em que os professores e os alunos das duas escolas adotaram no processo de aprendizado os temas transversais da saúde. Jailma Porto ressaltou que a meta no próximo ano é implantar o projeto em mais 5 escolas no município, indicados pela Secretaria Municipal de Educação.
Desde que o Educanvisa foi implantado nas duas escolas municipais da Capital paraibana, a Anvisa vem desenvolvendo ações orientadas para a promoção da saúde no contexto escolar, com enfoque no uso racional de medicamentos e na influência da propaganda no consumo da população. Em João Pessoa, o projeto é desenvolvido em parceria pelas secretarias Municipal de Saúde (SMS), de Educação e Cultura (Sedec), Procon Municipal e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa).