O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu nesta quarta-feira (18) a visita de cortesia do ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira Araújo. O encontro aconteceu na sala de gabinete do Paço Municipal e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Social do Município (Sedes), Lau Siqueira, e da diretora de Organização Comunitária e Participação Popular, também da Sedes, Cassandra Figueiredo.
É uma honra recebermos o ministro em nosso gabinete, e neste caso, especialmente, termos a chance de mostrar as iniciativas e ações desenvolvidas pela administração municipal com a proposta de discutir questões relativas à diversidade étnico-racial, disse Luciano Agra.
O ministro Eloi Ferreira Araújo, que veio à Paraíba participar de um evento no Litoral Sul, falou ao prefeito que também está buscando entre os gestores públicos apoio para uma maior divulgação e discussão sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que deverá entrar em vigor a partir de 20 de outubro deste ano.
O Estatuto prevê, entre outras diretrizes, a adoção de políticas públicas de combate à discriminação, a inserção do ensino sobre a história da África nas escolas públicas e privadas, e incentivos a atividades produtivas rurais para a população negra.
Além de fazermos uma visita de cortesia, também estamos divulgando o próprio Estatuto; propondo aos governos a criação de parcerias para que se possa fazer saber o que é o Estatuto, e que isso possa ficar muito vivo no coração do povo brasileiro, ressaltou o ministro.
Durante o encontro, o ministro da Igualdade Racial conheceu algumas ações específicas desenvolvidas pelo governo municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Entre elas, a realização de seminários, encontros, oficinas e exposições para discutir questões relativas à diversidade racial; a promoção de eventos como o Encontro de Religião dos Orixás; e a realização, anualmente, em novembro, do Mês da Consciência Negra.