[1]O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou na manhã desta terça-feira (2) da abertura da Conferência Municipal de Educação. O evento, realizado pelo Fórum Municipal de Educação, pretende integrar os profissionais do setor e discutir o aprimoramento das políticas educacionais aplicadas na Capital. A Conferência se estende até esta quarta-feira (3), no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
“Faço questão de participar da Conferência por achar que esse debate não se restringe à educação. Aqui temos um patamar bem mais amplo porque todos os outros setores passam pela educação”, declarou Luciano Cartaxo. “Para um Governo que prima pelo diálogo, é um presente sediar a primeira Conferência do Estado e poder dar voz a quem realmente conhece a realidade. Tudo se transforma pela educação e esse Governo tem o compromisso de transformar essa cidade para melhor”, afirmou.
Para o secretário municipal da Educação, Luís Júnior, essa é a concretização de uma administração mais próxima das áreas sociais. “As discussões levantadas aqui vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação criteriosa da educação em nível de João Pessoa e contribuir na formação de propostas que tragam melhorias para as políticas públicas que estão sendo implantadas”, explicou.
A coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Salete Barbosa, afirmou que
[2]João Pessoa participa de um momento histórico na educação brasileira. “O Fórum possuiu uma responsabilidade grande e, com este Congresso, damos início a um processo que vai culminar na Conferência Nacional, onde poderemos participar efetivamente da construção da educação no país”, afirmou. Também esteve presente a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Giselda Freire.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Daniel de Assis, afirmou que o setor precisa de ações intercaladas em todos os níveis do Poder Executivo. “Esses atores interligados podem trazer os resultados. O essencial é saber ouvir e saber elaborar propostas, e o elo fundamental começa aqui. Devemos escutar quem está no dia a dia com o aluno, pois essas pessoas sabem do que a educação necessita”, defendeu.
O evento – A Conferência pretende contribuir para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação, em uma abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Sistema Nacional de Educação. Isso deve acontecer especialmente no tocante ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento e formação inicial e continuada dos trabalhadores em Educação. Também serão discutidas as condições de oferta de ensino com qualidade social.
Durante o encontro, os participantes terão a chance de debater sobre questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação, o Sistema Nacional de Educação, a qualidade da educação relacionada ao trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.
[3]Participam da Conferência, representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais e entidades que atuam na área da educação no município de João Pessoa – professores, gestores, especialistas, funcionários e estudantes do setor público e privado.
Integração – O bibliotecário Marcos Paulo destacou a importância do evento por colocar em sintonia todos os setores que contribuem com o processo educacional. “Temos todas as áreas envolvidas se integrando para debater a educação e participar da construção de um ‘todo’. Aqui se encontram professores, pedagogos, psicólogos, bibliotecários e demais profissionais que podem fazer a diferença nesse processo”, destacou.
Para a assistente social Geniely Ribeiro, participar do evento é fundamental para o profissional comprometido com o futuro da educação. “É um espaço de participação decisivo na formação de diretrizes educacionais. Quem participa contribui com o direcionamento das políticas e pode apontar estratégias que façam com que todo o esforço se reverta e resultados com quem está na ponta do processo: os estudantes”, defendeu.
Conferência Intermunicipal – O evento também será o espaço de escolha dos representantes de João Pessoa na Conferência Intermunicipal de Educação. No total, serão eleitos 20 delegados pessoenses que levarão suas ideias e contribuições para discutir a política educacional em nível de Estado e, mais tarde, em nível de Brasil, na Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento contará com 59 delegados paraibanos.
Os 14 membros do Fórum foram empossados pelo secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior, no último dia 21 de março. Com isso, João Pessoa é o primeiro município da Paraíba a constituir um Fórum Municipal de Educação.
Confira abaixo a programação da tarde de hoje e desta quarta:
Terça-feira (2)
14h – Apresentação cultural: PB Baile da Sedec/JP.
14h30 – Exposição e discussão dos eixos temáticos
DOCUMENTO REFERÊNCIA
Eixo temático I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.
Expositor/Coordenador: Prof. Alexandre Nader (UFPB)
Profª. Marisete Fernandes de Lima (UFPB)
Eixo temático II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Expositor/Coordenador: Profª. Ana Paula Romão (UFPB)
Profª. Solange Rocha (UFPB)
Eixo temático III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
Expositor/Coordenador: Prof. Ana Paula Furtado Pontes (ANPAE/UFPB)
Profª. Maria Leônia Gomes de Lima (SINTEP/PB)
Eixo temático IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Expositor/Coordenador: Prof. Wilson Honorato Aragão (UFPB)
Prof. Telma Lúcia de S. Felix (SEDEC/JP/PB)
Eixo temático V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Expositor/Coordenador: Profª. Maria da Salete Barboza de Farias (ANPAE/UFPB)
Profª. Conceição Silva (/UCME/SEDEC/JP/JP)
Eixo temático VI: Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Expositor/Coordenador: Profª. Maria Helena Ribeiro Maciel (ANFOPE/UFPB)
Prof. Daniel de Assis (SINTEM/JP/PB)
Eixo temático VII: Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Expositor/Coordenador: Prof. Eder da Silva Dantas (UFPB/STP/JP)
Prof. Gilberto Cruz (SEDEC/JP/PB)
16h30 às 17h30 – Sistematização das propostas dos grupos por eixo temático do Documento Referência.
Quarta-feira (3)
9h – Reunião dos segmentos
9h30 – Relato dos grupos de trabalho
– Plenária Final
– Eleição de delegados por segmento.
12h – Encerramento