[1]Dentro da agenda de entrega de ações e serviços da maratona pelos 432 anos de João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, na tarde desta quinta-feira (3), a terceira unidade do projeto Ação Social pela Música (ASMB) no bairro Gervásio Maia. A ação, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), é um forte instrumento de transformação social ao aliar o ensino da música à educação formal, pois além de levar cultura aos bairros, dá oportunidade para as crianças despertarem seus talentos musicais através do estudo de instrumentos de corda e flauta doce.
O projeto atende crianças com idades entre 6 e 16 anos e já conta com unidades nos bairros Alto do Mateus e Mangabeira. Na próxima semana, uma quarta unidade será inaugurada no Centro Cultural Casa da Pólvora, onde 60 crianças poderão aprender o canto de coral. Somadas as quatro unidades, aproximadamente 350 crianças da Capital estarão inseridas no projeto social.
“O projeto veio para que a gente pudesse dar oportunidades a diversas crianças e adolescentes da nossa Capital, dar acesso a um instrumento, ao conhecimento da música clássica. Esse time já está muito forte e em breve, sem sombra de dúvidas, eles estarão na Orquestra Sinfônica de João Pessoa, porque descobriram o talento, participam desse projeto com muito carinho, estão evoluindo muito e chegando a um novo patamar dentro da música. E, a eles, irão se juntar os estudantes que chegam agora para participar também aqui no Gervásio Maia, na nossa terceira unidade do projeto”, destacou Luciano Cartaxo.
[2]
Na unidade do Gervásio Maia, 60 crianças vão estudar flauta doce em aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. As inscrições para a ASMB do Gervásio Maia são gratuitas e já começam na próxima segunda-feira (7). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em escolas das redes Municipal, Estadual e particulares, cursando o Ensino Fundamental ou Médio, que tenham pelo menos 90% de assiduidade às aulas em suas respectivas escolas.
Durante a inauguração do espaço no Centro Cultural Gervásio Maia, os alunos das unidades do Alto do Mateus e Mangabeira fizeram apresentações com regência dos maestros Hector Rossi e Samuel Espinoza – coordenador geral do projeto Ação Social pela Música do Brasil-Núcleo João Pessoa. Entre as músicas apresentadas, os alunos interpretaram ‘Eu só quero um xodó’, de Dominguinhos; ‘Qui nem jiló’ e ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; ‘We will rock you’, do Queen; e ‘Happy blues’, de Júlio Fuentes.
[3]Projeto – O Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é patrocinado pela Cielo em parceria com várias instituições. Na Paraíba, tem parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que cede os professores e os espaços onde são ministradas as aulas.
Ação modelo – A Ação Social Pela Música do Brasil partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há mais de 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro. O projeto chegou em João Pessoa em 2015 e já atende há 150 jovens nas unidades do Alto do Mateus e Mangabeira.