Nada menos que 16 bairros da Capital servirão de palco para apresentações de espetáculos da Paixão de Cristo 2008, dentro do projeto Roteiro das Paixões em sua quarta edição, que é patrocinado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e executado por sua Fundação Cultural (Funjope).
No bairro de Mangabeira, as exibições acontecem simultaneamente na igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada na comunidade Cidade Verde, nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e domingo (16), sempre a partir das 20h, e em Mangabeira VII o local é o pátio da Igreja Matriz, próximo ao ponto final dos ônibus. No primeiro local, haverá a participação da Cia. de Teatro Soluar, que já realiza este trabalho no bairro há mais de uma década. Já a segunda apresentação fica por conta do grupo Juventude da Paróquia São Francisco de Assis, formado há cinco anos por jovens, crianças e adultos.
O Grupo de Jovens Divino Espírito Santo, responsável pela encenação no bairro do Esplanada, fará a sua apresentação neste sábado (15), às 19h30, na Rua Luzia Otávia de Oliveira, em frente à Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus. O grupo é formado por 100 jovens integrantes de grupos da paróquia, que participaram da elaboração dos textos, ensaios e interpretação do espetáculo.
A Cia. de Teatro ArtSpaço, da Paróquia São Miguel, no Varadouro, realiza sete apresentações, de 15 a 21 deste mês, sempre a partir das 19h30, na Praça Dois de Novembro, em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença. O grupo, formado por estudantes, trabalhadores e donas de casa da comunidade, já realiza esse espetáculo há 15 anos, contando sempre com um grande número de espectadores.
O Grupo Arte Povo de Mandacaru, fundado em 1979, fará oito apresentações, contemplando sete comunidades no período de 16 a 23 próximo, percorrendo a cidade do Conde, Comunidade Vieira Diniz, Praia da Penha, Bessa, Lucena e Valentina Figueiredo, além de encenações no próprio bairro nos dias 21 e 23 deste mês, a partir das 17h. Nas demais comunidades, o grupo vai se exibir sempre a partir das 20h.
No bairro Ernesto Geisel, a milenar história cristã será narrada pelo Cenárium Grupo de Artes, nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e domingo (16), sempre a partir das 20h, na Praça Orlando Geisel. O grupo responsável pela montagem do espetáculo foi criado em 2006 por jovens do bairro, com o objetivo de descobrir novos talentos para a arte.
No Grotão acontecem duas encenações nos dias 21 e 23, a partir das 19h30, na avenida principal do bairro, em frente à Escola Tarcilla Barbosa, numa produção do grupo Comunidade Católica Nossa Senhora da Assunção, formado por 170 moradores da localidade e bairros vizinhos, que já realiza esse trabalho há uma década.
No Róger, o Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia (Gruteasrca) realiza apresentações nos dias 20 e 21, a partir das 19h, no Campo do Onze, próximo as Ginásio Guarany. O Gruteasrca já existe há 15 anos, formado por moradores do bairro, e realiza o espetáculo desde 1992.
O grupo de teatro Dominus, que reúne moradores do Bairro dos Novais e Jardim Veneza, fará seis apresentações de 18 a 23 deste mês, nesta ordem: Colégio Paulo Freire, no Conjunto Nova Trindade; Comunidade João XXIII; Quadra da Comunidade Vieira Diniz; Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, da comunidade Jardim Planalto; Centro Popular de Cultura (CPC), e Comunidade São Francisco, no Jardim Veneza. Todos os espetáculos têm início a partir das 20h, com exceção do CPC, onde a apresentação acontece às 21h.
No bairro São José, o grupo realizador é o Movimento de Ajuda Mútua (MAM), que fará a sua apresentação na sexta-feira (21), a partir das 19h, em frente à igreja católica do bairro. Este espetáculo já é realizado há 15 anos por moradores da comunidade.
Já no Bairro dos Ipês II, a encenação da saga de Jesus Cristo fica por conta do grupo de teatro Treme Terra, com apresentação única na sexta-feira (21), às 19h30, na Capela Nossa Senhora da Glória. O grupo, criado em 2003, já montou diversos espetáculos teatrais.
A Comunidade Santa Bárbara, localizada no bairro do Valentina Figueiredo, recebe o espetáculo montado pelo grupo de teatro Sagrada Família, nos dias 20 e 21 de março, a partir das 19h, na Rua Josefa Maria do Nascimento. O grupo é formado por crianças e jovens da comunidade.