[1]Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), abriu a programação especial para todo o mês na tarde desta sexta-feira (8), no Busto de Tamandaré. No evento, além de panfletagem, aula de dança e de defesa pessoal voltada para o público feminino, também teve realização da ‘Blitz 180’ e o lançamento do bloco “Sou mulher, quero viver”, ao som de muito frevo.
De acordo com a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza, o trabalho voltado para mulher acontece durante todo ano. “O mês da mulher é um tempo de reflexão, de comemorar as conquistas já alcançadas e continuar lutando por mais respeito, dignidade e
[2]igualdade. Então nós preparamos, não só no dia da mulher, mas durante todo o ano, uma agenda de trabalho com várias atividades e ações voltadas para que a mulher possa refletir seu papel na sociedade, sempre estimulando seu protagonismo e independência. Hoje, pretendemos chamar a atenção e combater a violência contra a mulher, que vem crescendo a cada ano, e conscientizar a importância de não se calar e denunciar”, destacou.
O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), Dênis Soares dos Santos, também participou da ação e coordenou a aula de defesa pessoal voltada para as mulheres. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher possa se defender sozinha em um primeiro momento até a chegada das autoridades cabíveis. Infelizmente esse é um é perigo real que ocorre com muitas mulheres, então esse aulão de
[3]defesa feminina vai ensinar como se defender com técnicas fáceis, até usando uma cadeira ou até a própria bolsa”, informou.
A ação chamou a atenção de quem passava pelo local. Foi o caso da turista e empresária de Goiânia (GO), Marta Aldete Monteiro de Lima, que elogiou a iniciativa. “Toda ação que venha beneficiar nós, mulheres, é muito bem-vinda, principalmente quando o assunto é segurança, já que muitas sofrem com a violência. As mulheres já conquistaram muita coisa e ainda há muito pelo que lutar. A prefeitura está de parabéns em conscientizar as pessoas e ajudar as mulheres na nossa defesa pessoal e autonomia”, elogiou.
Atividades – Além da aula de defesa pessoal, quem passou pelo local pode participar de um aulão de dança
[4]ministrado pelo professor do Clube da Pessoa Idosa, mantido pelo Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM), Júnior Black. Também foi realizada panfletagem com material educativo e foi realizada a ‘Blitz 180’, que tinha como objetivo divulgar o número usado em todo país para denunciar a violência contra mulher. Tudo isso com a animação da orquestra “Unidos do Frevo”.
Parceiros – O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Confira a programação completa:
Sexta – 8 de março
[5]15h – realização da ‘Blitz 180’, onde pessoas e carros são parados para receber panfletos (180 é o número de emergência para mulheres). Terão ainda o lançamento do bloco ‘Sou mulher, quero viver’ e um aulão de defesa pessoal ministrada pela equipe da Secretaria de Segurança e Cidadania da PMJP.
19h – na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, bairro de Tambaú, será feita a divulgação dos serviços da Secretaria de Mulheres e funcionamento da Rede de Enfrentamento a Violência – Mulheres transformando a história.
De quarta a sexta-feira (13 a 15)
8h às17h – Workshop de bonecas de Amigurumi, vestuário e decoração em crochê no Centro de Comercialização e Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo.
9h às 12h – Feira de serviços e cuidados no Hall do Paço Municipal, no Centro da Capital. Atividade voltada para funcionárias do Paço e para mulheres do Shopping 4 & 400.
14h – palestra sobre Conquistas e Direitos das Mulheres e Políticas de Enfrentamento a Violência. A atividade será no Ortotrauma de Mangabeira e irá atender servidores e servidoras da unidade hospitalar.
Quinta (14)
10h – oficina lúdica de empoderamento feminino na Empresa A&C, no bairro José Américo.
Terça (19)
8h às 12h – palestra ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Uma homenagem as mulheres com profissões predominantemente masculina. Será no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe.
Quinta (21)
9h – palestra ‘Seja você mesma em uma entrevista de emprego’. Dicas para mostrar todo o seu potencial neste momento. Será realizado na Casa do Empreendedor, na Vila Sanhauá.
Terça (26)
9h às 12h – no Pavilhão do Chá será realizada uma feira de serviços e cuidados voltada para profissionais do sexo e sociedade civil.
Quarta (27)
9h – Sarau com apresentações artísticas dos alunos da Rede Pública Municipal no Pavilhão do Chá. Eles farão apresentações mostrando o Dia Nacional do Circo, Dia Nacional do Teatro, comemoração do Mês da Mulher.
14h – no auditório do Paço Municipal haverá o workshop ‘Efetivação do acesso à justiça: estudo da mulher. O objetivo é oportunizar debate dos casos de violência doméstica, familiar e sexual com os operadores de direito.