As obras de ampliação da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes seguem o calendário previsto e já estão com praticamente 100% do projeto de drenagem concluído, além de 70% da terraplanagem. A partir de agora, começa a fase de fundação do prédio de três pavimentos, que abrigará sala de exposições e mini-auditórios, dentre outros equipamentos. A Unidade II terá cerca de 4.500 m² e deve ser finalizada em maio de 2012. O investimento total é de cerca de R$ 16 milhões.
De acordo com o secretário de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Hermes Felinto, cada etapa da obra depende da finalização de uma anterior. A obra está sendo executada dentro do prazo estimado. Não podemos correr contra o tempo, afirmou. No canteiro, localizado ao lado do estacionamento da Estação, também está sendo feita a abertura das vias que darão acesso ao anexo.
A ampliação consta de um prédio com quatro míni-auditórios, um salão de eventos, um restaurante e um terraço panorâmico nos mesmos moldes do complexo original, além de um estacionamento e um lago artificial. A nova unidade concentrará as atividades culturais, enquanto a parte antiga se destinará somente a ações nas áreas de ciência e tecnologia. O anexo atenderá à crescente demanda de atividades culturais da Estação Cabo Branco, ressaltou Felinto.
Conforme o secretário, com mais esse investimento, a Estação Cabo Branco se consolida como um espaço que valoriza a ciência, a tecnologia e as artes em João Pessoa. Além de promover a inclusão social por meio da educação, o local também se destaca pela beleza, tendo se tornado um dos pontos turísticos mais visitados da Capital.
O projeto de ampliação foi planejado em acordo com a Lei Ambiental, que visa a manutenção das espécies arbóreas encontradas na região. Os recursos para a ampliação são repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com contrapartida da PMJP.