[1]A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou oficialmente neste sábado (18) a campanha de atualização das cadernetas de vacinação na Capital. A abertura foi realizada na Unidade de Saúde da Família Quatro Estações, no bairro de Mangabeira VI,I e se estenderá até o próximo dia 24, em todas as USFs, no Centro Municipal de Imunização, na Torre, e nos Centros de Atenção Integral (Cais), em Mangabeira, Cristo e Jaguaribe.
Durante a abertura da campanha, o prefeito Luciano Agra reforçou o convite aos pais para a importância da atualização da caderneta das 52 mil crianças de 5 anos de idade que há em João Pessoa. “Temos o compromisso de cuidar da saúde das pessoas e, principalmente, de garantir que a população dos pessoenses dessa faixa etária estejam com o cartão de vacinação em dia”, destacou.
[2]
Os pais ou responsáveis de crianças nessa idade devem ir a uma das 180 USFs de João Pessoa para atualizar a caderneta de vacinas e receber as doses da segunda etapa da tríplice viral mais um reforço contra a poliomielite, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.
A meta da campanha é vacinar, de forma seletiva, crianças menores de 5 anos de idade que estiverem com o planejamento de vacinação em atraso ou desatualizados.
Campanha – Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a vacina inativada poliomielite (VIP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite e a hepatite B.
A VIP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio. A partir de agora, elas tomam a primeira dose aos dois meses e a segunda, aos quatro. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral de Pólio (VOP), ou seja, as duas gotinhas.
[3]Segundo Thais Matos, diretora do Distrito Sanitário III, as campanhas de vacinação realizadas na Capital investem principalmente na saúde da família. “Esta é uma campanha para os pequeninos, mas todos devem estar em dia com a caderneta de vacinação”, disse. Ela acrescentou ainda que, durante todo este sábado, as USFs atenderão até as 17h.
Vitamina A – Desde 2008, a SMS determinou, como política de gestão municipal, introduzir a gotinha de vitamina A na Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite (1ª e 2ª etapas), como forma de ampliar o acesso e aumentar a cobertura.
De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da vitamina A é priorizado nos municípios incluídos no Plano Brasil Sem Miséria. [4] Até o fim de 2012, a suplementação será ampliada às demais unidades da federação, contemplando 3.034 municípios, em todos os estados brasileiros.
A suplementação contribui para a redução de doenças infecciosas, diminui a mortalidade infantil e contribui para a saúde da visão e o pleno desenvolvimento cognitivo das crianças, na faixa etária entre 6 e 59 meses. Elas devem receber uma dose a cada seis meses.
Contra-indicação – As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados não devem ser administradas, em princípio, em indivíduos:
a) Com imunodeficiência congênita ou adquirida;
b) Acometidos por neoplasia maligna;
c) Em tratamento com corticosteródes em esquemas imunossupressores (por exemplo, doses iguais ou maiores que 2 mg/kg/dia de prednisona durante duas semanas ou mais em crianças, ou doses correspondentes de outros glicocorticóides e maiores ou iguais a 20 mg/dia nos adultos por mais de 14 dias) ou submetidos a outras terapêuticas imunossupressoras (quimioterapia antineoplásica e radioterapia, entre outros).