Alcinda Alves dos Santos, professora da Escola Anísio Teixeira, foi a primeira dos 150 educadores da rede municipal de ensino que receberam, nesta segunda-feira (27), um computador portátil das mãos do prefeito Luciano Agra. A entrega aconteceu às 10h, no Ginásio de Esportes do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e se estenderá ao longo das semanas até que sejam distribuídos todos os 1.630 notebooks desta segunda etapa da Formação Continuada em Tecnologia, capacitação que faz parte do projeto Professor Plugado.
O objetivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), é treinar os servidores da educação em novas tecnologias para a aplicação em sala de aula, no intuito de aumentar a qualidade do ensino público. Cada notebook tem bolsa própria e vem com o programa Linux-Educacional, do Ministério da Educação (MEC), além de duas ferramentas extras: a Biblioteca de Domínio Público e os conteúdos da TV Escola. Tem direito ao equipamento o professor concluinte desta etapa que tiver cumprido uma carga horária mínima de 75% da formação.
O valor investido pela PMJP, em recursos próprios do município, foi de R$ 3.145.900,00. Este é um programa inteligente: além de darmos a ferramenta, ensinamos a forma certa de utilizá-la e municiamos os professores com conteúdo pedagógico de qualidade, ressaltou Luciano Agra durante a solenidade de entrega. A secretária de Educação (Sedec), Ariane Sá, acrescentou que o treinamento continua em 2011. Com esta entrega, 70% dos nossos professores terão sido beneficiados. Os que ainda faltam serão contemplados no final do próximo curso de capacitação, disse ela. A ordem de entrega respeitará o critério do nome do funcionário, obedecendo a ordem alfabética.
Além de educadores, especialistas e gestores de cargo efetivo da rede municipal de ensino também recebem computadores. Na primeira etapa da Formação Continuada em Tecnologia, 139 notebooks foram entregues. O foco do projeto, no entanto, não é a simples distribuição de computadores, mas a formação dos professores, destacou o diretor de Tecnologia da Sedec, Fabrício Feitosa. Segundo ele, os computadores serão utilizados em atividades dentro e fora da sala de aula, como instrumento de consolidação dos conteúdos oferecidos no curso.
Proinfo A capacitação do Professor Plugado é dividida em duas etapas. A primeira, Proinfo I, é um curso básico de Introdução à Educação Digital com 40 horas/ aula. O segundo é o Proinfo II, um curso avançado, cuja carga horária é de 100 horas/ aula. Ao término de cada módulo, os participantes recebem certificação expedida pelo MEC.
O Proinfo foi criado pela Portaria nº 522/MEC/1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. O MEC incentiva a utilização de softwares livres e produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico, associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os computadores do laboratório.