A Prefeitura de João Pessoa realizou nesta terça (14) a aula inaugural da terceira turma do Curso de Qualificação Profissional e Formação Social para as Trabalhadoras Domésticas. A capacitação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e conta com a Parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Delegacia Regional do trabalho (DRT).
O curso faz parte do Programa de Formação Cidadã para as Trabalhadoras Domésticas que tem como objetivo valorizar e combater as discriminações de gênero e raça que atingem esta categoria. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 13hs às 17hs, com uma carga horária de 160 horas. O quadro de professores inclui técnicos e técnicas do Senac e das secretarias envolvidas.
A novidade desta turma é que todas as alunas contempladas são do Residencial Gervásio Maia e o curso acontece no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na própria comunidade. O Gervásio Maia tem um significado muito especial para esta gestão, por isso fizemos uma opção pelas mulheres que moram nessa comunidade, enfatizou a Secretária de Políticas para as Mulheres, Douraci Vieira.
Para a dona de casa Ednalva Maria da Silva, de 42 anos, o curso será uma oportunidade de se qualificar para o mercado de Trabalho. Eu me inscrevi para aprender mais. Às vezes, a gente acha que está fazendo o trabalho certo, mas não está. Quero conhecer mais para conseguir um bom emprego, destacou a dona de casa.
A grade curricular é formada por conteúdos relacionados à formação cidadã, tais como: Fortalecendo a identidade feminina, A Importância da mulher no mundo do trabalho, Saúde da mulher, Sistema Único de Assistência Social, Economia solidária e o trabalho das mulheres, Coleta seletiva e Direitos e deveres da empregada doméstica. Já os conteúdos técnicos possibilitam a reciclagem das profissionais, trabalhando os seguintes temas: Comunicação Oral, Ética e Estética no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho, Técnicas de Limpeza e Conservação dos Ambientes, Higiene e Manipulação de Alimentos e Preparação de alimentos para o dia a dia.
O curso é interessante porque vai nos ajudar a conhecer mais nossa profissão e nos orientar sobre nossos direitos, afirmou a doméstica Jacilene Gomes, de 31 anos.
Estão inscritas 33 mulheres que, durante três meses, vão ser acompanhadas pela PMJP e pelo Senac, se qualificando e, segundo Douraci Vieira, participando de políticas inclusivas, que visam favorecer melhores condições de trabalho para esta categoria.